Prefeitura aciona Justiça para Enel restabelecer energia em São Paulo
Mais de 200 mil imóveis continuam sem luz
A prefeitura de São Paulo acionou a Justiça contra a Enel para que a distribuidora restabeleça a energia elétrica em vários pontos da capital paulista. A determinação estipula multa de R$ 200 mil por dia, caso não seja cumprida. A petição foi enviada na segunda-feira (14) para a 2ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo.
Mais de 200 mil imóveis continuam sem energia elétrica desde o apagão da sexta-feira (11) em São Paulo e região metropolitana, segundo boletim divulgado no início da tarde desta terça-feira (15). Na petição, a prefeitura afirma que a falta de energia ocorrida na última sexta-feira foi consequência de um novo evento climático extremo com vendavais que propiciaram a queda de 386 árvores, com parte delas próximas à fiação elétrica. A prefeitura afirma que, por inércia da Enel, os manejos em atraso causaram a interrupção no fornecimento de energia elétrica para mais de 1,6 milhão de pessoas.
Leia mais: PSDB anuncia neutralidade no segundo turno das eleições em Goiânia
“Durante o fim de semana, a população paulistana teve de enfrentar, novamente, transtornos semelhantes aos verificados em novembro de 2023 e em janeiro deste ano. Até a manhã do domingo, dia 13, quase 48 horas depois dos vendavais, mais de 900 mil pessoas ainda estavam sem energia. Às 05h40 de hoje (14), quarto dia desde o início do evento, ainda havia mais de 530 mil residências e estabelecimentos sem energia, em toda a região metropolitana”, diz o documento.
Com informações da Agência Brasil