Saiba quais são os 10 Parques Nacionais mais visitados do Brasil
Parque Nacional da Tijuca lidera com mais de 4 milhões de visitantes em 2023; confira o ranking
Os Parques Nacionais do Brasil registraram um marco histórico em 2023, com 11,8 milhões de visitantes, um crescimento de 15% em relação ao ano anterior. Esses dados foram divulgados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que monitora as unidades de conservação federais. O aumento reflete não só a recuperação dos números pré-pandemia, mas também o interesse crescente por atividades ao ar livre e contato com a natureza.
A popularidade dos parques está diretamente ligada ao ecoturismo, apontado como a segunda principal motivação de viagens dos brasileiros, com 27% de preferência, de acordo com a pesquisa Tendências de Turismo 2024, realizada pelo Ministério do Turismo. A primeira colocação é ocupada pelo turismo de sol e praia, que atrai 59% dos viajantes.
Os parques mais visitados
O Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, foi o mais visitado do Brasil em 2023, recebendo 4.464.257 visitantes, a maior marca da sua história. A unidade, conhecida por suas trilhas, cachoeiras e vistas, como a do Corcovado e da Vista Chinesa, teve um aumento significativo de 25% na visitação em comparação ao ano anterior.
O segundo colocado foi o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, que recebeu 1.800.225 visitantes. Famoso por suas quedas d’água, o parque é um dos destinos mais procurados por turistas internacionais e brasileiros. Jericoacoara, no Ceará, ocupou o terceiro lugar com 1.487.283 visitantes, consolidando-se como um dos principais pontos turísticos do país.
Crescimento do ecoturismo
A crescente busca por destinos que proporcionam contato com a natureza impulsionou as visitas aos parques nacionais. De acordo com Carolina Fávero, coordenadora-geral de Sustentabilidade e Ações Climáticas do Ministério do Turismo, essa tendência ganhou força após a pandemia de Covid-19, quando as pessoas passaram a valorizar ainda mais o ecoturismo como forma de conexão com a natureza e preservação ambiental.
Os parques nacionais representam 45% do total de visitantes em unidades de conservação federais no Brasil. Paulo Faria, coordenador de Estruturação da Visitação do ICMBio, destacou que esses espaços desempenham um papel fundamental na proteção das paisagens mais importantes do país e no desenvolvimento de atividades recreativas e de educação ambiental.
Os 10 parques nacionais mais visitados do Brasil em 2023:
1º – Parque Nacional da Tijuca (RJ) – 4.464.257 visitantes
2º – Parque Nacional do Iguaçu (PR) – 1.800.225 visitantes
3º – Parque Nacional de Jericoacoara (CE) – 1.487.283 visitantes
4º – Parque Nacional da Serra da Bocaina (RJ/SP) – 715.537 visitantes
5º – Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE) – 618.238 visitantes
6º – Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA) – 408.235 visitantes
7º – Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal (BA) – 323.149 visitantes
8º – Parque Nacional de Brasília (DF) – 300.603 visitantes
9º – Parque Nacional de Ubajara (CE) – 210.898 visitantes
10º – Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) – 208.974 visitantes
Conheça os parques nacionais localizados em Goiás
Apesar de não figurar entre os mais visitados, Goiás é privilegiado neste quesito e possui em seu território dois Parques Nacionais: o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional das Emas.
Patrimônio Mundial da UNESCO em 2001, a Chapada dos Veadeiros fica a 1200 metros de altitude e por isso tem um clima bem ameno e aquele ventinho frio a noite, que vale sempre levar um casaquinho.
A região do Parque Nacional abrange cinco cidades em Goiás, que são: Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança. Os municípios compõem uma unidade de conservação de domínio federal que protege uma área de 240.611ha de cerrado de altitude, abrigando espécies de animais e formações vegetais únicas, além do abundante número de rios, nascentes e cachoeiras.
Já o Parque Nacional das Emas fica localizado entre os estados de Goiás e Mato Grosso do Sul e seis municípios estão incluídos em sua área: Mineiros, Serranópolis e Chapadão do Céu, em Goiás e os municípios de Costa Rica, Alcinópolis e Alto Taquari, no Mato Grosso do Sul. O Parque Nacional das Emas é bem menor que o da Chapada dos Veadeiros, tendo 132 000 ha de área de conservação ambiental. Criado em 1961 pelo então Presidente Juscelino Kubitchek e é atualmente administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Leia também: Descubra 6 cachoeiras gigantescas ocultas em grandes cidades brasileiras