Descubra a melhor técnica para evitar que a maçã fique marrom
Conheça um método alternativo e eficiente que previne a oxidação e o escurecimento rápido da fruta
Ao fatiar maçãs, é comum perceber que a fruta adquire uma coloração marrom após breve contato com o ar. Embora essa reação química não comprometa o sabor e a qualidade do alimento, o escurecimento pode desagradar alguns consumidores. Contudo, existem várias estratégias que podem ser utilizadas para evitar esse fenômeno.
Como o escurecimento ocorre devido à oxidação, submergir as fatias de maçã em suco de limão, água com mel ou outros ingredientes ácidos pode ajudar a prevenir a mudança de cor. Além disso, conforme o site Real Simple, simplesmente imergir os pedaços da fruta em água salgada é uma solução eficaz e prática.
O procedimento envolve simplesmente misturar meia colher de chá de sal em uma xícara de água e deixar as fatias do alimento submersas por 10 minutos. Em seguida, é necessário enxaguar a água salgada da fruta e armazenar as fatias em um recipiente hermético na geladeira, o que ajudará a retardar o processo de oxidação.
A técnica de imergir as maçãs é considerada a mais eficiente para prevenir o escurecimento, mas cortar a fruta em pedaços maiores pode potencializar ainda mais o resultado. Além disso, para quem deseja apenas conservar os pedaços frescos por um curto período, colocar as fatias em uma tigela com água fria pode ser uma solução eficaz.