O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 23 de fevereiro de 2025
Audiovisual

Secult Goiás lança consulta pública para criação da Film Commission em Goiás

Formulário, direcionado aos profissionais do setor audiovisual, está disponível até o dia 31 de outubro

Postado em 18 de outubro de 2024 por Letícia Leite
man filming with professional camera
A plataforma inovadora é destinada a impulsionar o setor do audiovisual em Goiás. Foto: Freepik

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) disponibiliza consulta pública voltada ao audiovisual com o objetivo de criar a Film Commission, uma plataforma inovadora destinada a impulsionar o setor em Goiás. O formulário está disponível até o dia 31 de outubro e pode ser acessado por profissionais da área pelo link: (consultapublica.cultura.go.gov.br).

A Film Commission (ou Comissão Fílmica) é uma organização que tem como objetivo principal atrair e facilitar a produção de filmes, séries, comerciais e outros conteúdos audiovisuais para determinada região. Isso somado aos benefícios que também são oferecidos, como geração de empregos, a movimentação do impacto econômico e social, promoção turística e o cuidado com a preservação do patrimônio histórico e cultural local.

A iniciativa é uma importante parceira para a indústria audiovisual, que oferecerá suporte e infraestrutura para que as produções possam ser realizadas de forma eficiente e com qualidade.

A secretária de Cultura, Yara Nunes, ressalta a importância e o avanço que a Film Commission irá trazer para o audiovisual em Goiás. “A criação desta comissão representa um propulsor para o nosso setor audiovisual. Estamos comprometidos em oferecer as condições necessárias para atrair produções, fomentar a criatividade local e posicionar nosso Estado como um polo de filmagens. Com essa iniciativa, queremos facilitar o acesso a recursos e promover a colaboração entre profissionais da área, tornando Goiás um destino ainda mais atrativo para a indústria cinematográfica”, reforça a titular da Cultura.

Gabriel Bastos, gerente de Fomento ao Audiovisual e Salas de Cinema da Secult, também destaca a relevância da ação para o Estado. “A iniciativa será um marco para o fomento da cadeia produtiva do audiovisual e um impulsionador turístico e econômico com a geração de emprego e renda no Estado de Goiás. Tendo a Film Commission este papel incentivador, podemos citar como exemplo, o emblemático caso da trilogia ‘O Senhor dos Anéis’, a qual transformou a Nova Zelândia em um destino turístico mundialmente conhecido, graças aos incentivos fiscais e à beleza natural do país”, destaca.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também