O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 11 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
EU, EU MESMO...

Ferramenta de IA permite que as pessoas conversem com versões futuras de si mesmas

Projeto “Future You” utiliza Inteligência Artificial para criar simulações que podem reduzir ansiedade e melhorar conexão com o futuro

Postado em 19 de outubro de 2024 por Thais Aires
Imagem ilustrativa feita com IA

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) estão trabalhando em um sistema de Inteligência Artificial (IA) que permite interações entre o “eu” presente e uma versão futura da pessoa. O projeto, denominado “Future You” (“Futuro Você”, em tradução livre), tem como objetivo promover reflexões sobre escolhas e comportamentos atuais, influenciando positivamente o bem-estar mental e o progresso de vida.

A tecnologia, baseada no GPT-3.5 da OpenAI, cria uma persona futura a partir de informações pessoais fornecidas pelos usuários por meio de um questionário. A partir desses dados, a IA simula uma versão da pessoa com 60 anos, utilizando padrões de comportamento atuais e projeções de cenários futuros. Segundo os pesquisadores, os dados são usados de forma anônima e servem como base para pesquisas contínuas.

Diferente de uma previsão exata do futuro, a simulação é descrita como uma “narrativa de uma versão potencial do futuro”, de acordo com uma explicação fornecida ao The Guardian. O objetivo é que o “eu” presente possa conversar com essa versão futura, promovendo reflexões sobre as consequências das escolhas atuais.

“A plataforma de bate-papo interativa visa ajudar os usuários a desenvolver pensamentos e comportamentos de longo prazo, fortalecendo seu relacionamento com uma versão identificável, embora virtual, de seu futuro”, destacou o MIT.

Redução de Ansiedade

Um estudo inicial relatado pelo Science Daily também mostrou que, após uma breve interação com a persona futura, os participantes experimentaram uma redução significativa na ansiedade e uma maior conexão com suas versões futuras. Pat Pataranutaporn, cientista do projeto, ressaltou que, apesar de estar em fase experimental, os primeiros resultados são promissores para a saúde mental.

“A IA pode ser uma espécie de máquina do tempo virtual, ajudando as pessoas a refletirem sobre as consequências das escolhas que estão fazendo hoje”, afirmou.

Ainda sem previsão de lançamento, o “Future You” promete ser uma ferramenta inovadora, voltada para melhorar o comportamento, a saúde mental e o desempenho dos usuários, proporcionando uma experiência de reflexão sobre o futuro de maneira acessível e interativa.

Você teria coragem?

 

 

 

 

 

 

Leia também: Inteligência artificial: as profissões que vão “nascer e morrer” com a ascensão da tecnologia

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também