O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
LUTO

Morre Peter Rodenbeck, empresário que trouxe McDonald’s, Outback e Starbucks ao Brasil

O empresário, que é natural dos Estados Unidos e naturalizado brasileiro, foi pioneiro na transformação do setor de alimentação no país, deixando um legado de inovação e filantropia

Postado em 20 de outubro de 2024 por Thaynara Raquel
Empresário Peter Rodenbeck — Foto: Reprodução
Empresário Peter Rodenbeck — Foto: Reprodução

Peter Rodenbeck, empresário responsável por trazer ao Brasil grandes marcas como McDonald’s, Outback Steakhouse e Starbucks, faleceu aos 85 anos na última sexta-feira (18), em São Paulo, após lutar contra o câncer por sete anos. Rodenbeck, natural dos Estados Unidos e naturalizado brasileiro, foi pioneiro na transformação do setor de alimentação no país, deixando um legado de inovação e filantropia.

Formado em administração bancária e contabilidade pela Stern School, New York University, e em administração de saúde pela Harvard Extension School, Rodenbeck iniciou sua carreira no Citibank. Em 1979, ele trouxe o McDonald’s ao Brasil, impulsionando o mercado de fast food. Sob sua liderança, a rede consolidou sua presença no país por 15 anos.

Na década de 1990, Rodenbeck também fundou a Associação Brasileira de Franchising (ABF) no Rio de Janeiro, e entre 1991 e 1995, presidiu a entidade.

Outback e Starbucks no Brasil

Em 1997, Rodenbeck foi responsável por introduzir o Outback Steakhouse no Brasil. Hoje, a rede conta com 173 unidades em todo o país. Ele também fez parte do conselho da Bloomin’ Brands, empresa responsável por marcas como Abbraccio e Aussie Grill.

Já em 2006, ao lado de sua esposa, Maria Luisa Rodenbeck, ele trouxe a Starbucks para o Brasil. Infelizmente, Maria faleceu em um acidente de carro no ano seguinte.

Legado de filantropia

Além de sua atuação empresarial, Rodenbeck era reconhecido por seu trabalho filantrópico. Ele presidiu a Fundação do Câncer e foi um defensor de causas sociais. Segundo a ABF, seu legado vai além dos negócios, destacando seu compromisso com a responsabilidade social e a qualidade de vida das comunidades.

A Bloomin’ Brands e a ABF divulgaram homenagens ressaltando sua contribuição ao mundo dos negócios e seu impacto na vida de muitos empreendedores brasileiros.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também