Operação Baltus: cumpri 35 ordens judiciais contra uma organização criminosa
Durante a ação, nove pessoas foram presas em Goiânia, São Luís dos Montes Belos/GO e Brasília
A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (DENARC), deflagrou na manhã de hoje a operação BALTUS, cumprindo 35 ordens judiciais contra uma organização criminosa que movimentava milhões de reais no tráfico de drogas, especialmente cocaína. Durante a ação, nove pessoas foram presas em Goiânia, São Luís dos Montes Belos/GO e Brasília.
Entre os detidos está o líder da quadrilha, Baltazar Cabral Júnior, capturado junto com sua esposa em um condomínio de luxo em Goiânia. Além deles, foram presos os responsáveis pela central telefônica da organização, os entregadores de drogas, os operadores dos laboratórios clandestinos e os envolvidos na logística financeira do grupo.
A operação resultou ainda sem bloqueio judicial de R$ 6,5 milhões em contas bancárias dos investigados e de uma pessoa jurídica associada, além do sequestro de 9 veículos pertencentes à quadrilha. Em julho de 2024, um laboratório de grande capacidade de produção da organização já havia sido desarticulado pelo DENARC/PCGO.
De acordo com as investigações, os investigados movimentaram mais de R$ 13 milhões de reais entre 2023 e 2024 oriundos do tráfico de drogas. Para ocultar os ganhos ilícitos, valiam-se de empresas de fachada e de empresas com baixo fluxo de capital.
A operação contou com apoio tático da CORE/GT3, CORD/DF, DOT, DERCAP e 7DRP.