O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 25 de outubro de 2024
Operação BALTUS

Operação Baltus: cumpri 35 ordens judiciais contra uma organização criminosa

Durante a ação, nove pessoas foram presas em Goiânia, São Luís dos Montes Belos/GO e Brasília

Postado em 21 de outubro de 2024 por Micael Silva
Operação BALTUS, cumprindo 35 ordens judiciais contra uma organização criminosa Foto: Divulgação/PCGO
Operação BALTUS, cumprindo 35 ordens judiciais contra uma organização criminosa Foto: Divulgação/PCGO

A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (DENARC), deflagrou na manhã de hoje a operação BALTUS, cumprindo 35 ordens judiciais contra uma organização criminosa que movimentava milhões de reais no tráfico de drogas, especialmente cocaína. Durante a ação, nove pessoas foram presas em Goiânia, São Luís dos Montes Belos/GO e Brasília.

Entre os detidos está o líder da quadrilha, Baltazar Cabral Júnior, capturado junto com sua esposa em um condomínio de luxo em Goiânia. Além deles, foram presos os responsáveis ​​pela central telefônica da organização, os entregadores de drogas, os operadores dos laboratórios clandestinos e os envolvidos na logística financeira do grupo.

A operação resultou ainda sem bloqueio judicial de R$ 6,5 milhões em contas bancárias dos investigados e de uma pessoa jurídica associada, além do sequestro de 9 veículos pertencentes à quadrilha. Em julho de 2024, um laboratório de grande capacidade de produção da organização já havia sido desarticulado pelo DENARC/PCGO.

De acordo com as investigações, os investigados movimentaram mais de R$ 13 milhões de reais entre 2023 e 2024 oriundos do tráfico de drogas. Para ocultar os ganhos ilícitos, valiam-se de empresas de fachada e de empresas com baixo fluxo de capital.

A operação contou com apoio tático da CORE/GT3, CORD/DF, DOT, DERCAP e 7DRP.