Terremoto de magnitude 5,7 atinge o norte da Argentina
Não há informações sobre danos significativos ou vÃtimas
Um terremoto de magnitude 5,7 atingiu a região noroeste da Argentina neste domingo (20), informou o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC). O tremor teve seu epicentro a 74 quilômetros a noroeste de San Juan, capital da provÃncia homônima, sendo a cidade mais afetada pelo abalo.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) também confirmou o terremoto, que ocorreu à s 19h59 no horário local (mesmo fuso de BrasÃlia). Apesar da força do tremor, não há informações sobre danos significativos ou vÃtimas. O USGS destacou que a chance de fatalidades é baixa, considerando a localização do epicentro e a resistência das construções na região, predominando estruturas de tijolos de adobe e alvenaria de pedra, que são mais vulneráveis.
O abalo foi registrado a uma profundidade de 107,7 quilômetros, segundo o EMSC. Outras atividades sÃsmicas menores também foram identificadas nas proximidades. Na madrugada de domingo, a cidade de Camiña, no norte do Chile, foi atingida por um tremor de magnitude 4,1. Horas depois, um abalo de magnitude 4,7 sacudiu a região de Vallenar, no Chile, e outro tremor de magnitude 4,6 foi registrado em Aguilar, no norte da Argentina.