O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 13 de novembro de 2024
privacidade e dados

ANPD convoca rede social X para explicar mudanças nos termos de uso sobre dados de usuários

Alterações permitem o uso de publicações em tempo real para treinamento de inteligência artificial

Postado em 22 de outubro de 2024 por Vinicius Lima
ANPD
Plataforma agora retém dados por tempo indeterminado; ausência de resposta pode ser considerada infração grave | Foto: Reprodução

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) convocou a rede social X (anteriormente conhecida como Twitter) para esclarecer as mudanças recentes em seus termos de uso. As alterações, que entram em vigor no dia 15 de novembro, permitem que a plataforma utilize as publicações dos usuários em tempo real para treinar modelos de inteligência artificial, como o Grok, desenvolvido internamente.

De acordo com o novo texto da seção “seus direitos e concessão de direitos no conteúdo”, a plataforma agora poderá reter os dados dos usuários por tempo indeterminado, ao contrário do período anterior de 18 meses. A ANPD destacou que, caso haja risco de danos significativos à proteção de dados ou à privacidade dos usuários, medidas adicionais poderão ser tomadas.

A ANPD não especificou um prazo para que a X forneça uma resposta à convocação. Contudo, a ausência de um posicionamento adequado poderá ser considerada como obstrução à fiscalização, o que é classificado como uma “infração grave”. Em um caso semelhante, em julho, a Meta, proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp, também foi convocada para explicar o uso de dados para treinamento de IA, resultando na suspensão temporária do uso de dados de usuários brasileiros até que novas opções de consentimento fossem implementadas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também