Ataque do Atlético-GO em baixa em 2024
O Dragão fez apenas um gol em 14 jogos do Brasileirão
O Atlético Goianiense vive um drama no Campeonato Brasileiro. Com baixo rendimento ofensivo, o Dragão não conseguiu marcar gols em 40% das partidas disputadas na Série A. Nos 30 jogos até agora, o time atleticano ficou sem balançar as redes em 12 deles, incluindo dois empates sem gols contra o Cuiabá.
Em contrapartida, nos demais jogos, o cenário não é mais animador: o Atlético-GO saiu derrotado em todas as dez partidas nas quais conseguiu marcar.
Essas estatísticas revelam as dificuldades do ataque. O Dragão fez apenas um gol em 14 jogos, o que corresponde a 46,6% das partidas, com vitórias magras de 1 a 0 sobre Fluminense e Internacional. Além disso, empatou quatro vezes, todas por 1 a 1, contra Atlético-MG, Inter, Bahia e Grêmio. Em contrapartida, foi derrotado em oito jogos mesmo tendo conseguido marcar.
O empate sem gols contra o Cuiabá, na última sexta-feira (18), expôs ainda mais a fragilidade do ataque atleticano. Com apenas 22 pontos e ocupando a lanterna da competição, o rebaixamento à Série B parece cada vez mais iminente. Um dado alarmante é que o Atlético é o único time na Série A que não marcou três ou mais gols em uma única partida.
Em quatro partidas, o Atlético-GO conseguiu marcar duas vezes: nos triunfos sobre Vitória, Fluminense e Juventude, além do empate em 2 a 2 contra o Corinthians. Com o pior desempenho ofensivo do campeonato, o técnico Umberto Louzer busca uma formação que possa mudar esse panorama.
Para o próximo desafio, contra o Grêmio, no sábado (26), fora de casa, a equipe pode contar com o retorno de Luiz Fernando, artilheiro do Dragão com seis gols nesta Série A, embora ele não marque há quase três meses.
Leia mais: Atlético-GO: Praticamente rebaixado e classificado para a Copa do Brasil 2025
Dilema no ataque do Atlético
Para mudar essa realidade, Umberto Louzer tem testado Jan Hurtado e Derek como camisa 9, mas até o momento não tem surtido efeito. Ele terá mais três sessões de treinamento para definir quem será o homem-gol do Dragão no duelo contra o Grêmio em Porto Alegre. A expectativa é de que essa mudança possa ajudar a melhorar a pontuação do clube e reverter a má fase.