Bombeiros resgataram oito pessoas durante um alagamento em Goiânia
Os resgatados se abrigaram em casas de vizinhos e parentes que não foram atingidos pela enchente
Na noite de segunda-feira, 21 de outubro, por volta das 20 horas, o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás foi acionado para atender a uma ocorrência de alagamento na Rua Antônio Conselheiro, no Residencial Serra Azul Etapa I, em Goiânia. Entre os afetados, estava uma idosa que não conseguia sair de sua casa. As equipes de resgate resgataram oito pessoas, cujas residências foram tomadas por até 1,5 metro de água.
Cinco integrantes de uma mesma família foram levados para um local seguro, assim como um casal de idosos que também precisou ser resgatado. Alguns moradores, entretanto, optaram por permanecer em suas casas, permitindo apenas o resgate de uma criança de oito anos, que foi entregue em segurança à mãe. Os resgatados se abrigaram em casas de vizinhos e parentes que não foram atingidos pela enchente. As buscas foram finalizadas sem a identificação de novas vítimas.
Esse episódio destaca a recorrência de alagamentos em Goiânia, que tem sido uma preocupação crescente. Dados de ocorrências semelhantes do ano passado evidenciam que a cidade frequentemente enfrenta inundações durante o período de chuvas, principalmente entre outubro e março. A pesquisa realizada pelo Laboratório de Climatologia (Climageo) da Universidade Federal de Goiás (UFG) apontou que a impermeabilização das vias e a falta de um planejamento adequado para a infraestrutura contribuem para a intensidade dos alagamentos, afetando diversas áreas urbanas.
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) divulgou nota que diz que a semana continuará chuvosa em Goiânia e em todas as regiões do estado, de 21 a 27 de outubro. As chuvas poderão ser volumosas e , em alguns locais, é possível que ocorram tempestades acompanhadas de vento e raios, disse o Cimehgo.