sexta-feira, 16 de outubro de 2026
Entrevista

Diego Sorgatto vê vitória como confiança do eleitor

Prefeito reeleito em Luziânia tratou das prioridades ao longo dos próximos quatro anos

Thiago Borgespor em
Diego Sorgatto vê vitória como confiança do eleitor
em Luziânia, Diego Sorgatto promete, a longo prazo, priorizar a infraestrutura do município Foto: Reprodução

Após o pleito no dia 6 de outubro, o foco dos eleitores das cidades que já definiram seus prefeitos para os próximos quatro anos, e que não terão segundo turno, começa a se direcionar para o futuro. Com as eleições concluídas, a atenção recai sobre os planos e ações que os prefeitos eleitos irão implementar a partir de 2025.

Com um novo mandato a caminho, os cidadãos, em especial, devem ficar atentos às prioridades estabelecidas pelos novos gestores municipais e acompanhar de perto como estas se alinham com o que foi prometido nas plataformas políticas apresentadas antes das eleições. Esse acompanhamento é fundamental para garantir a transparência e a responsabilidade na gestão pública.

Em Luziânia, Diego Sorgatto (União Brasil), reeleito com 75,32% dos votos válidos – numericamente, 72.478 confirmações nas urnas – promete, a longo prazo, priorizar a infraestrutura do município do entorno do Distrito Federal. O prefeito que comandará a cidade pelo segundo mandato consecutivo conversou com a reportagem do jornal O Hoje.

“Como costumo dizer, vejo a reeleição de um prefeito, governador ou presidente, como um voto de confiança que o eleitor lhe confere para que continue fazendo o trabalho realizado durante o primeiro mandato. Diante disso, a longo prazo, iremos priorizar a infraestrutura da cidade, já fizemos muito, mas devido à grande extensão territorial do município e o abandono deixado pelas gestões anteriores, ainda temos muito por fazer. E nesta área iremos levar frentes de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais para todos os bairros da cidade”, garante Diego Sorgatto.

Leia mais: Mabel recebe apoio de evangélicos, enquanto Fred marca presença nas ruas

Investimento na saúde

O prefeito também promete o investimento na saúde como prioritário ao longo dos próximos quatro anos. “Iremos ampliar o Hospital Municipal do Jardim Ingá, e construiremos três importantes centros de referência, a do autismo, da saúde da mulher e do diabético”, diz ele. Nos primeiros dias de mandato, os projetos a curto prazo inclui a manutenção e aprimoramento, segundo o prefeito, de projetos já existentes na cidade.

“Em curto prazo, manteremos e ampliaremos os programas existentes, como o Opera Luziânia, que já realizou mais de 23 cirurgias eletivas e oftalmológicas, o Saúde na Sua Porta, que leva exames e consultas em diversas especialidades para os bairros e o Tarifa Zero, que em menos de um ano de implementado já contabilizou mais 3 milhões de passagens gratuitas por todo o município, incluindo a zona rural”, promete Diego Sorgatto.

Vitória na Câmara

Para além da reeleição, a vitória eleitoral do chefe do Executivo de Luziânia passa também pela Câmara de Vereadores do município. Sorgatto encabeçou a coligação “PRA LUZI NIA SEGUIR MUDANDO”, que uniu União Brasil, Republicanos, PP, PT, PCdoB, PV, PDT, MDB, DC, PSB, PSD e Avante. Os partidos da coligação do prefeito elegeram vinte um vereadores, que ocuparão as vinte e uma cadeiras disponíveis na Câmara Municipal. Foram sete vereadores do União Brasil, partido de Sorgatto, e cinco do MDB, partido do vice Télio Rodrigues – as duas maiores bancadas na Câmara da cidade. PP com quatro cadeiras; Republicanos com duas cadeiras; e PSD, PCdoB e Avante cada sigla com um representante, formam a bancada. Em suma, o prefeito terá apoio integral da bancada eleita para a Câmara. (Especial para O Hoje).

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Celina Leão

ELEIÇÕES 2026

Celina Leão anuncia ato pelo Fundo Constitucional do DF

Durante encontro com representantes do agronegócio, nesta sexta-feira (16), candidata à reeleiçã...
Congresso promulga fim da escala 6×1 e jornada 5×2 começará em 60 dias

Redução da jornada de trabalho

Congresso promulga fim da escala 6×1 e jornada 5×2 começará em 60 dias

Nova regra garante duas folgas semanais e reduz a jornada de 44 para 40 horas, sem corte salarial, e...
Mabel critica Aava após decisão sobre Taxa do Lixo em Goiânia

TAXA DO LIXO

Mabel critica Aava após decisão sobre Taxa do Lixo em Goiânia

Prefeito afirma que decisão envolvendo a fórmula de cálculo pode elevar cobrança em até quatro ...
TSE dá 48 horas para Meta explicar suposta restrição a conteúdo da campanha de Lula

suspensão

TSE suspende propaganda de Lula que associava Flávio Bolsonaro a milícias

Ministro André Mendonça apontou uso irregular de personagens gerados por inteligência artificial ...
Celina cobra Grass sobre Fundo Constitucional do DF e anuncia mobilização contra mudanças

POLÍTICA

Celina cobra Grass sobre Fundo Constitucional do DF e anuncia mobilização contra mudanças

Candidata à reeleição quer posicionamento do adversário sobre alterações nas regras do FCDF e ...
Em café com apoiadores, Celina reforça combate à desinformação no 2º turno no DF

POLÍTICA

Em café com apoiadores, Celina reforça combate à desinformação no 2º turno no DF

Candidata à reeleição defendeu divulgação das ações do governo e afirmou que redes sociais de...
Três pessoas são levadas à delegacia após distribuição de cartazes contra Celina Leão no DF

ELEIÇÕES 2026

Três pessoas são levadas à delegacia após distribuição de cartazes contra Celina Leão no DF

Material questionava recursos destinados à saúde e trazia montagem com a imagem da governadora. Os...
Lula defende mandato para ministros do STF e reforma no Judiciário

Sabatina na Globo

Lula defende mandato para ministros do STF e reforma no Judiciário

Em sabatina na TV Globo, presidente afirmou que denúncias contra a Corte tornaram discussão sobre ...