O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Saúde

Qualidade do sono: 3 dicas para dormir melhor

Grande parte dos problemas envolvendo o sono têm origem em aspectos evolutivos do corpo humano, mas algumas práticas simples podem contribuir para um sono mais reparador

Postado em 22 de outubro de 2024 por Letícia Leite
Algumas práticas simples podem contribuir para um sono mais reparador. Foto: Freepik

O mundo enfrenta uma verdadeira epidemia de distúrbios do sono e uso de medicamentos para induzi-lo. Embora toda insônia deva ser investigada clinicamente, é possível melhorar a qualidade do descanso aproveitando algo que está ao alcance de todos: a nossa própria fisiologia evolutiva.

Grande parte dos problemas envolvendo o sono têm origem em aspectos evolutivos do corpo humano, que reage a desiquilíbrios e interpreta que não podemos nos dar ao luxo de dormir quando estamos cansados. Algumas práticas simples podem contribuir para um sono mais reparador:

Reduza o consumo de açúcar: alimentos alto teor de açúcar, geram picos de insulina que podem tornar as células resistentes a esse hormônio, dificultando a entrada de glicose. Isso faz com que o cérebro interprete a situação como ‘fome’, ativando os circuitos da proteína orexina, que impede de dormir por entender que precisamos buscar alimento.

Use filtros nas telas e evite jogos eletrônicos antes de dormir: a luz azul de dispositivos tecnológicos interfere na produção de melatonina, atrasando o início do sono. Por isso, a orientação de usar filtros que bloqueiam essa luz. Além disso, a dopamina liberada durante jogos ou discussões online estimula o cérebro, mantendo-o desperto, o que explica por que muitos adolescentes viram a noite jogando videogames. 

Gerencie o estresse e evite estimulantes: a exaustão mental desencadeia a liberação de cortisol, um hormônio que ativa os centros cerebrais responsáveis pelo estado de alerta. Somando a isso, a produção de noradrenalina e adrenalina em situações estressantes aumenta a atividade cerebral, dificultando um sono tranquilo e restaurador.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também