Avião vindo do Peru é interceptado pela FAB e piloto ateia fogo em aeronave
FAB intercepta avião clandestino no Amazonas e piloto destrói aeronave antes de fugir
Avião da FAB terminou com ação que gerou fuga de piloto que entrou em território brasileiro vindo do Peru. “O sistema de radares da Aeronáutica detectou a aeronave por volta das 10h50, na região de Lábrea, no Amazonas”, informou o major-brigadeiro João Campos Ferreira Filho, destacando a eficiência do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Sisdabra). A aeronave, um monomotor PA-28 Cherokee, voava sem plano autorizado, vinda do Peru, e foi prontamente interceptada pelos pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB).
As tripulações da FAB transmitiram ao piloto ordens para que se identificasse, mudasse a rota e pousasse. No entanto, os comandos foram ignorados, o que levou os militares a efetuarem disparos de advertência. Somente após essa ação, o monomotor realizou um pouso forçado.
Leia mais: Avião da FAB cai em Natal e causa incêndio
Logo após a aterrissagem em uma área próxima à Rodovia Transamazônica, o piloto incendiou o avião e fugiu. A medida foi tomada para destruir provas que pudessem ajudar na sua identificação ou revelar o conteúdo da aeronave.
O chefe do Estado Maior Conjunto do Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), elogiou a rápida resposta da Força Aérea. “As tecnologias de vigilância aumentam nossa capacidade de monitorar e agir contra rotas ilícitas”, afirmou Ferreira Filho, mencionando que a principal suspeita é o tráfico de drogas.
A Polícia Federal agora conduz a investigação para apurar mais detalhes sobre o incidente e tentar localizar o piloto foragido.