O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 6 de novembro de 2024
Aberto ao público

Ponto de cultura local

Até o mês de dezembro o Instituto Bacae realiza o projeto ‘Ponto de Cultura Bacae’

Postado em 23 de outubro de 2024 por Letícia Leite
O projeto não busca apenas enriquecer a cena cultural local, mas também fortalecer a formação de novos artistas e criar um ambiente de troca e aprendizado. Foto: Divulgação

Com o objetivo de buscar não apenas enriquecer a cena cultural local, mas também fortalecer a formação de novos artistas e criar um ambiente de troca e aprendizado, de outubro a dezembro, o Instituto Bacae, realiza o projeto ‘Ponto de Cultura Bacae’, através, inicialmente, de duas oficinas e duas residências artísticas. Todas as atividades são gratuitas e acontecem no Ponto de Cultura Bacae As inscrições podem ser feitas pelo site (sympla.com).

As duas oficinas se concentrarão em escrita criativa especificamente para mulheres negras e dança voltada para a comunidade LGBTQIA+. Enquanto isso, as residências no desenvolvimento de um game centrado na cultura indígena e na formação de artistas nas artes perfomáticas.

A iniciativa intitulada ‘Oficina de Escrita Criativa para Mulheres Negras’, será ministrada por Mel Gonçalves, que é atriz, poetisa, roteirista e performer. Programada para acontecer no dia 26 de outubro, das 9h às 12h, esta oficina visa inspirar a criatividade e a expressão pessoal dos participantes por meio da escrita, evocando emoções, memórias e desejos.

Outra ação do projeto é a ‘Oficina de Dança HABITAT’, voltada para o público LGBTQIA+. Com data marcada para 9 de novembro, das 14h às 17h, o encontro será liderado pelo coreógrafo João Paulo Amorim e tem como propósito explorar a diversidade, através das danças urbanas e contemporâneas. 

O projeto apresenta residências artísticas projetadas para aprimorar as habilidades profissionais e criativas dos participantes, por meio de uma experiência imersiva e prolongada. A Residência ‘Qual o tamanho da sua pressa?’, sob a coordenação de Ingrid Costa, acontecerá ao longo de quatro sábados, iniciando em 23 de novembro e indo até o dia 14 de dezembro, das 14h às 18h, na sede da BACAE, com o objetivo de promover um espaço de reflexão sobre a relação com a pressa na sociedade contemporânea. 

Esta iniciativa se concentra em nutrir artistas com uma ampla gama de experiências, de novatos a profissionais, com o objetivo de fornecer treinamento profissional em dança concomitante ao desenvolvimento profissional pessoal, motivando a criação de artistas independentes e amantes da arte, a partir da dança contemporânea. 

Concomitante à residência de dança, acontecerá a Residência para criação de um GAME ELETRÔNICO, com Marck Al, Adriano de Regino, Michelle Santos e Arlam Júnior, também de 23 de novembro a 14 de dezembro, mas com encontros das 9h às 13h, também na sede do Ponto de Cultura Bacae.

Trata-se de uma imersão para criação do Jogo INARA, que apresenta uma abordagem inovadora no campo dos jogos digitais, com foco em temas indígenas. A residência é projetada para facilitar o desenvolvimento do jogo, visando mergulhar na cultura indígena brasileira por meio de aspectos narrativos e folclóricos, fortalecendo a etapa do processo criativo, que é a mais importante em um produto cultural, oportunizando a participação de artistas independentes de demais áreas correlacionadas. 

A produção de jogos integra conhecimento de várias áreas como teoria dos jogos, tecnologia da informação, narrativa audiovisual, animação, design gráfico, ilustração, sonoplastia, música, entre outros, isso exige a formação de equipes multidisciplinares altamente qualificadas, capazes de produzir obras significativas, competitivas e inovadoras que tenham um impacto cultural substancial. 

Segundo a coordenadora do Ponto de Cultura BACAE, Ingrid Costa, este projeto envolve a promoção da cultura, a criação artística, a melhoria das instalações físicas do Instituto Bacae, além da inclusão de grupos diversos e a interação com a comunidade por meio de oficinas e apresentações, portanto, é um projeto abrangente que busca enriquecer a vida cultural e artística da região em que o Bacae atua, fortalecendo a continuidade e o cumprimento de sua missão. Sobre o papel fundamental do Instituto BACAE na nossa sociedade, Ingrid Costa comenta:

SERVIÇO

Oficinas e residências Ponto de Cultura BACAE

Quando: 26 de outubro, 9, 23, 30 de novembro e 7 e 14 de dezembro

Onde:  Av. Cora Coralina, Nº 140, Setor Sul – Goiânia

Horário: 9h, 14h

Inscrições: (sympla.com)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também