O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 28 de outubro de 2024
PublicidadePublicidade
Crime

Maníaco do Parque será solto em breve, e promotor alerta sobre riscos

Maníaco cumprirá 30 anos de prisão

Postado em 25 de outubro de 2024 por Otavio Augusto
Maníaco do Parque preso. Foto: Divulgação

Francisco de Assis Pereira, conhecido como o Maníaco do Parque será solto em breve, ele está previsto para deixar a prisão em 2028, após cumprir o limite máximo de 30 anos estabelecido pela legislação penal brasileira. Mesmo com uma condenação que soma quase 300 anos de prisão, Pereira pode ser libertado em breve devido às limitações legais. A perspectiva de soltura preocupa o promotor Edilson Mougenot Bonfim, responsável pela acusação no Tribunal do Júri, que alertou sobre o potencial risco que Pereira representa para a sociedade.

Maníaco do Parque será solto em breve

Segundo Bonfim, o perigo se deve ao perfil psicológico de Pereira, diagnosticado com transtorno de personalidade antissocial em grau severo, condição comumente associada a assassinos em série. “Não sou eu com opinião pessoal, é a ciência que diz isso. É unânime na psiquiatria mundial que pessoas que sofram desse transtorno de personalidade antissocial, no mais alto grau, como o dele, que torna ele um serial killer, são incorrigíveis, incapazes de aprender pelo exemplo, incapazes de um juízo autocrítico, sincero e, portanto, incapazes de correção”, explicou ao portal Migalhas.

O promotor destacou ainda que Pereira permanece seguro sob custódia, mas, ao obter liberdade, voltaria a apresentar os mesmos traços de personalidade e a mesma periculosidade. Bonfim também l

embrou das dificuldades enfrentadas para esclarecer o perfil de Pereira durante o julgamento, uma vez que o conceito de “serial killer” era pouco difundido no Brasil na época. Ele contou ter estudado a fundo o tema, inclusive em pesquisas internacionais, para embasar a acusação.

Maníaco do Parque será solto em breve
Maníaco do Parque. Foto: Divulgação

Por fim, Bonfim questionou o uso do termo “maníaco” para descrever Francisco de Assis Pereira, ressaltando que a expressão pode induzir a população a entender que se trata de uma pessoa mentalmente doente, e, por isso, isenta de responsabilidade penal.

Veja também