O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 23 de fevereiro de 2025
Fraude

Ministério da Agricultura alerta para 12 marcas de azeite de oliva impróprias para consumo

Testes revelam fraudes em produtos que contêm óleos vegetais não identificados; Mapa orienta consumidores a interromper uso e denunciar vendas irregulares

Postado em 25 de outubro de 2024 por Luana Avelar
adicao de vinagre de maca para acariciamento ar generativo ai 1169649 111913

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu um alerta nesta semana sobre 12 marcas de azeite de oliva que não atendem aos padrões de qualidade e são consideradas impróprias para o consumo. A decisão foi tomada após testes realizados no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, que detectaram a presença de óleos vegetais não identificados na composição dos produtos, caracterizando fraude.

As marcas desclassificadas são: Grego Santorini, La Ventosa, Alonso, Quintas D’Oliveira, Olivas Del Tango, Vila Real, Quinta de Aveiro, Vincenzo, Don Alejandro, Almazara, Escarpas das Oliveiras e Garcia Torres. De acordo com o Mapa, a contaminação compromete a qualidade dos azeites comercializados e representa um risco à saúde dos consumidores, uma vez que não há informações sobre a procedência dos óleos encontrados.

Além disso, parte das empresas responsáveis por essas marcas no Brasil tem CNPJ suspensos ou baixados pela Receita Federal, o que reforça as suspeitas de fraude. O Mapa orienta os consumidores que adquiriram esses produtos a interromperem imediatamente seu uso e a buscarem substituições, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor.

Denúncias sobre a venda de produtos fraudulentos podem ser feitas através do canal oficial Fala.BR, com a indicação do local de compra. O Mapa alerta que a comercialização desses produtos configura uma infração grave, e os estabelecimentos que continuarem a vendê-los poderão ser responsabilizados.

f39c157a dbef 4ac9 ac81 af3e4b2ba8d7

 

 

 

 

 

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também