Adolescente morre ao engasgar com pedaço de carne em Trindade
Tentativa de socorro durou horas
Um adolescente de 13 anos morre ao engasgar com pedaço de carne, na cidade de Trindade, localizada na Região Metropolitana de Goiânia. O caso ocorreu na última quinta-feira (24). A família do jovem, em busca de socorro imediato, levou-o até o 15º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO), onde os militares tentaram reanimá-lo, mas sem sucesso.
Segundo o cabo Pethrus Naves, um dos bombeiros responsáveis pelo atendimento, o jovem chegou ao quartel no banco traseiro de um veículo, inconsciente e apresentando palidez. Inicialmente, a equipe foi informada de que o adolescente estava convulsionando. Contudo, após a avaliação inicial, constatou-se que ele havia se engasgado com um pedaço de carne de frango crua e que, logo após a ingestão, parou de respirar.
Em seguida, os bombeiros realizaram a manobra de Heimlich, um procedimento de emergência que consiste em compressões rápidas na região superior do abdômen para tentar expelir o objeto obstruído na garganta. No entanto, a técnica foi repetida três vezes, mas não surtiu efeito. Assim, os profissionais avançaram para o procedimento de reanimação cardiorrespiratória, utilizando oxigênio suplementar, um ressuscitador manual (ambú) e o desfibrilador externo automático (DEA).
Adolescente morre ao engasgar com pedaço de carne
Diante da gravidade do quadro, a equipe acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Após a chegada da Unidade de Suporte Avançado (USA), as equipes do Samu e do CBM-GO continuaram as tentativas de reanimação por cerca de 45 minutos. Contudo, por fim, o médico do Samu confirmou o óbito do adolescente.
O corpo do jovem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para realização dos procedimentos legais.