Uruguai escolhe novo presidente neste domingo
Orsi, do campo progressista, conta com o apoio do ex-presidente José Mujica
No Uruguai, as pesquisas indicam que nenhum candidato conseguirá maioria absoluta neste domingo. Caso se confirme, haverá segundo turno no dia 24 de novembro. O voto é obrigatório no Uruguai, como no Brasil.
Neste domingo (28), pouco mais de 2,72 milhões de uruguaios estão aptos a votar. Os eleitores decidirão quem será o próximo presidente e vice-presidente do país.
Além da eleição presidencial, os uruguaios escolherão 30 senadores e 99 deputados. Estes novos representantes formarão o Poder Legislativo para o período de 2025 a 2030.
Entre os principais candidatos à presidência estão Yamandú Orsi, Álvaro Delgado e Andrés Ojeda. Orsi, do campo progressista, conta com o apoio do ex-presidente José Mujica. Delgado, do centro-direita, foi secretário da Presidência de Lacalle Pou, o atual presidente.
Os eleitores também responderão a duas propostas de reforma constitucional por meio de plebiscito. Essas reformas estão sendo amplamente debatidas na sociedade uruguaia.
As últimas pesquisas mostram que Orsi lidera a intenção de voto, seguido por Delgado. No entanto, nenhum candidato deve alcançar 50% mais um dos votos válidos, incluindo brancos e nulos.