Lula cancela viagem à COP29 no Azerbaijão por orientação médica
Esta é a quarta viagem que Lula suspende desde o acidente doméstico em que bateu a cabeça
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou sua participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP29), que acontecerá no Azerbaijão entre os dias 10 e 12 de novembro. A decisão foi confirmada nesta segunda-feira (28/10) pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
“Cancelou por conta da orientação médica”, explicou Padilha a jornalistas no Palácio da Alvorada, onde o presidente tem despachado desde que sofreu uma queda.
Lula cancela viagens após acidente doméstico
Com o cancelamento, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, assumirá a representação brasileira no evento. Esta é a quarta viagem que Lula suspende desde o acidente doméstico em que bateu a cabeça.
Leia mais: Embate entre Caiado e Bolsonaro pelo agro ganha projeção para 2026
Na última sexta-feira (25), o presidente também cancelou sua ida a Cali, na Colômbia, para a Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade.
Além disso, Lula já havia desistido de votar em São Paulo e de participar da Cúpula dos BRICS, na Rússia, mantendo sua agenda limitada.
Ainda assim, o presidente participou recentemente, em Brasília, de uma cerimônia no Palácio do Planalto para a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) sobre o rompimento da barragem de Mariana, ocorrido em 2015.
No mesmo dia, ele realizou novos exames médicos. Em nota, os médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio afirmaram que o estado de saúde de Lula “permanece estável” e que ele “está apto para exercer sua rotina de trabalho em Brasília”.