Atriz de Friends morre após 20 anos de luta contra doença incurável
Atriz foi indicada ao Oscar
A atriz norte-americana Teri Garr, de Friends, morreu nesta terça-feira, 30 de outubro, aos 79 anos. Conhecida por seu papel como Phoebe Abbott, mãe da personagem Phoebe Buffay, interpretada por Lisa Kudrow na série Friends, Teri lidava com as consequências da esclerose múltipla (EM), diagnosticada há cerca de 20 anos.
Morre atriz de Friends
A princípio, a atriz iniciou sua carreira em filmes e séries de televisão. Participou de produções como O Corcel Negro, Mr. Mom, Gasparzinho e Wendy e Débi e Loide. Por sua atuação em Tootsie, de 1982, foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, ganhando destaque na indústria cinematográfica. Com a fama adquirida ao longo dos anos, Teri também se tornou uma defensora ativa da conscientização sobre a esclerose múltipla.
Enfim, sua luta contra a doença foi amplamente conhecida. A EM é uma condição neurológica autoimune e degenerativa, que provoca danos ao sistema nervoso central e impacta as atividades cotidianas. Garr revelou o diagnóstico publicamente, compartilhando os desafios diários impostos pela doença. Dessa forma, tornou-se referência de resiliência e motivação para portadores da condição.
Após a notícia do falecimento da atriz, fãs e admiradores expressaram condolências nas redes sociais. A MS Focus, fundação internacional que apoia portadores de esclerose múltipla, destacou a importância de Teri Garr na visibilidade da causa. Em comunicado divulgado na rede social X, antiga Twitter, a organização agradeceu pela contribuição dela ao tema.
“Estamos tristes com o falecimento da atriz e defensora da EM Teri Garr. Sua franqueza sobre sua jornada com a EM aumentou a conscientização e deu a outros a coragem de compartilhar suas histórias. Por meio de seu trabalho, honestidade e resiliência, ela compartilhou uma mensagem de esperança que continuará a inspirar a todos nós”, declarou a fundação.
Por fim, a carreira de Teri Garr ficará marcada pelo talento e pela forma como ela utilizou sua voz para dar visibilidade à esclerose múltipla.