O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 7 de novembro de 2024
Vacinação

Cidades em Goiás enfrentam surto de gripe

A Superintendência de Vigilância em Saúde tem alertado a população sobre a importância da vacinação como medida preventiva contra a gripe em Goiás

Postado em 29 de outubro de 2024 por Leticia Marielle
Cidades em Goiás enfrentam surto de gripe. | Foto: Reprodução/Canva

Em 2024, quatro cidades em Goiás estão enfrentando surtos de gripe, conforme relatado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Goiânia teve cinco casos registrados, Rio Verde dois, Aparecida de Goiânia um, e Ivolândia também um. Esses casos ocorreram principalmente em escolas e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). A SES-GO explica que um surto é caracterizado pela ocorrência de mais de dois casos de uma doença respiratória em um mesmo local.

Ainda segundo a SES-GO, o estado de Goiás registrou, neste ano, um total de 6.010 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), das quais 631 resultaram em óbito. Dentre os casos de SRAG, 731 (12,16%) foram causados pelo vírus Influenza. Desse total, 246 foram do tipo influenza A/H1N1, 81 de influenza A/H3N2, 369 de influenza A (não subtipado) e 35 de influenza B. A maioria das notificações de influenza ocorreu em crianças menores de 2 anos e em idosos. No que se refere a óbitos por influenza, foram notificados 94 mortes neste ano: 47 causadas pelo vírus influenza A/H1N1, 14 pelo A/H3N2, 30 pelo A/não subtipado, e três por influenza B. A maior parte das vítimas fatais eram idosos.

A Superintendência de Vigilância em Saúde tem alertado a população sobre a importância da vacinação como medida preventiva contra a gripe. Desde 25 de março, data de início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a vacina está disponível nos 246 municípios goianos. A SES-GO informou que a cobertura vacinal no estado atualmente é de 45,37%, um índice bem abaixo dos 90% recomendados pelo Ministério da Saúde. Desde 30 de abril, o imunizante está disponível para toda a população a partir dos 6 meses de idade.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também