O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 31 de outubro de 2024
PublicidadePublicidade
Série B

Chances de acesso do Santos aumentam para 98,93%

Com quatro rodadas restantes, o Santos se destaca como líder isolado, oito pontos à frente do primeiro time fora do G4

Postado em 30 de outubro de 2024 por Matheus Santana
Para garantir o acesso matematicamente, o Santos precisa alcançar 67 pontos | Foto: Raul Baretta/Santos FC

O Santos venceu o Ituano por 2 a 0 fora de casa e se aproximou ainda mais do acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Com 98,93% de chances de subir, o clube paulista pode garantir o retorno já na próxima rodada. Além disso, a possibilidade do Santos conquistar o título da Série B cresceu de 50,37% para 62,47%, segundo dados do Espião Estatístico.

Para garantir o acesso matematicamente, o Santos precisa alcançar 67 pontos – faltando apenas cinco para chegar a essa marca, já que está com 62 atualmente. Outros times que ainda têm chances de título são Novorizontino (14,66%), Sport (12,98%), Mirassol (9,5%) e Ceará (0,39%).

Com quatro rodadas restantes, o Santos se destaca como líder isolado, oito pontos à frente do primeiro time fora do G4, e aumentou suas chances de acesso ao vencer o Ituano. Já o Novorizontino, que derrotou o Guarani por 2 a 0, alcançou 90,25% de chances de subir, registrando uma melhora significativa nesta rodada. Sport e Mirassol, ambos com 59 pontos, também brigam pelo acesso, com o Sport em 88,65% e o Mirassol em 86,79%. O Vila Nova, que perdeu para o Avaí, viu suas chances caírem para 2,42%.

Na zona de rebaixamento, Chapecoense e Botafogo-SP conseguiram reduzir o risco de queda ao vencerem fora de casa, enquanto Ponte Preta e CRB aumentaram suas probabilidades de rebaixamento. Ituano, Brusque e Guarani seguem no Z4, com alto risco de descenso.

Essas previsões são calculadas por meio de uma parceria com o economista Bruno Imaizumi, usando 10 mil simulações para cada partida ainda a ser disputada, com base na distribuição estatística de Poisson Bivariada, que considera o desempenho ofensivo e defensivo das equipes, e o método de Monte Carlo, que gera as chances de cada equipe em diferentes posições na tabela.

Veja também