O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 14 de novembro de 2024
EXTINÇÃO DA TERRA?

‘Teoria do Fim do Mundo’, de Stephen Hawking, é confirmada pela Nasa

Teorias do físico sobre superpopulação e mudanças climáticas indicam urgência de ações globais

Postado em 30 de outubro de 2024 por Thais Aires
O físico teórico britânico Stephen Hawking - Foto: MURDO MACLEOD

Diversas teorias apontam possíveis causas para uma futura extinção em massa na Terra, mas a hipótese do físico britânico Stephen Hawking se destaca entre as mais discutidas. Conhecido por suas contribuições à física e à astronomia, Hawking alertou sobre o risco de a Terra se tornar “uma gigantesca bola de fogo” até o ano de 2600, em razão de fatores como aquecimento global e efeito estufa, segundo o documentário The Search for a New Earth.

Hawking sustentava que a sobrevivência da humanidade dependeria de uma busca por novos planetas habitáveis em sistemas estelares próximos, como forma de escapar de crises causadas pela própria atividade humana. Entre as principais ameaças, ele apontava a superpopulação, o consumo excessivo de recursos naturais e o impacto climático crescente. Como possível alternativa, ele mencionou o projeto Starshot Breakthrough, que explora o sistema Alpha Centauri em busca de planetas com potencial de habitabilidade.

Pete Worden, diretor do Starshot Breakthrough e ex-diretor do centro Ames da NASA, afirmou que, possivelmente, na metade deste século, a primeira imagem de um planeta orbitando a estrela Alpha Centauri, com condições favoráveis à vida, poderá ser capturada.

A NASA reforça a urgência das previsões de Hawking, destacando que, sem uma mudança no consumo de recursos e no modelo atual de desenvolvimento, o esgotamento do planeta pode se acelerar de forma irreversível. Para conter esse processo, a agência e outras organizações científicas sugerem medidas urgentes contra as mudanças climáticas, incluindo a transição para energias renováveis, a redução das emissões de gases de efeito estufa e a implementação de políticas de conservação global.

Além disso, iniciativas da NASA e de outras instituições científicas monitoram constantemente os riscos climáticos e o impacto de asteroides, buscando mitigar ameaças futuras.

Quem é Stephen Hawking?

Stephen Hawking (1942-2018) foi um físico teórico britânico nascido em 8 de Janeiro de 1942, em Oxford, exatamente 300 anos após a morte do físico italiano Galileu Galilei. Hawking tornou-se um dos maiores cientistas de todos os tempos e foi o responsável por grande parte das maiores descobertas relacionadas à astrofísica moderna.

O legado de Hawking para a Ciência é vasto. Apesar de todas as suas dificuldades, ele foi capaz de escrever diversos livros de divulgação científica e ainda criar teses pautadas nas teorias da gravidade, termodinâmica e mecânica quântica, que nos dão pistas sobre o funcionamento do Universo.

“Hawking foi autor e coautor de 15 livros de divulgação científica, mesmo com suas dificuldades motoras. Em suas últimas publicações, sentado em uma cadeira de rodas, o físico usava o movimento do queixo para digitar, em média, uma palavra por minuto.

 

 

 

 

 

 

Leia também: Saiba qual é o nome mais bonito mundo, de acordo com a ciência

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também