Sonho do acesso fica difÃcil para times goianos
Além de vencer os jogos restantes, os goianos precisam torcerem por um tropeço das equipes mais bem classificadas
A Série B está na sua reta final, e como é costume do campeonato, a equipe que não conseguiu se empenhar fica sem o acesso para a Série A do Brasileiro. Já ocorreu em inúmeras temporadas de uma equipe ficar fora do acesso por um ponto. Nestes dois clubes goianos estavam na briga pelo acesso. O primeiro é o Goiás, que teve um bom inÃcio e chegou até ser lÃder do campeonato. Os esmeraldinos acreditavam que o clube iria brigar até mesmo pelo primeiro lugar, no primeiro turno, mas veio a queda de rendimento da equipe que durou muitas rodadas, isso fez com que o clube perdesse muitas posições, oscilando entre a décima e a nona colocação.
O outro goiano a brigar pelo acesso é o rival do Goiás. O Vila Nova teve um inÃcio discreto no campeonato e só começou a brigar no G4 após a chegada do treinador Luizinho Lopes. A possibilidade de acesso para o colorado também eram grandes, mas após a derrota para o Coritiba e para o AvaÃ, ambas de goleadas abaixaram as expectativas do torcedor.
Porém, mesmo com oscilações e quedas de rendimento na reta final, os clubes goianos têm uma pequena chance de subir. A missão para os dois clubes se torna mais difÃcil, pois tanto o Vila Nova quanto o Goiás precisam vencer os quatro jogos que restam para tentarem cavar uma vaga no G4.
Caso o Goiás consiga vencer todos os jogos restantes, a equipe chegaria a 63 pontos, quantidade mÃnima para conseguir uma vaga na Série A de 2025. Já o Tigrão conquistando três pontos em todos os jogos restantes, chegaria aos 64 pontos e poderia também beliscar uma vaga. A missão se torna difÃcil, quando se olha o retrospecto das duas equipes em 2024, por incrÃvel que pareça a campanha dos dois times foram muito parecidas, e nenhum deles teve uma sequência com quatro vitórias no campeonato. Além disso, outro ponto que dificulta ainda mais são os números de concorrentes que estão mais bem classificados na tabela.
O Sport que é o terceiro na tabela perdeu para o América-MG, na última segunda e parou nos 59 pontos. O Mirassol venceu a Ponte Preta no último final de semana e empatou com o Sport. Atrás dos dois então o Ceará (em quinto) com 54, cinco pontos atrás do terceiro e quarto colocado, e depois o Vila Nova (em sexto), com 52, e sete pontos atrás. O Goiás está mais embaixo em oitavo com 51. Então além de vencer os goianos precisam torcerem por um tropeço das duas equipes do G4, para que assim eles ter ainda mais esperanças no acesso.