Em Brasília, Caiado recebe premiação por 1º lugar no Ideb
Estado foi homenageado após resultado positivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
O governador Ronaldo Caiado – mais presidenciável do que nunca – voltou aos holofotes nacionais na última quarta-feira (30). O chefe do Executivo estadual viajou até Brasília, no Distrito Federal, para receber uma honraria pelo desempenho de Goiás no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2024. O estado alcançou a maior nota do país, além de ser um dos três Estados que atingiram a meta definida pelo Ministério da Educação (MEC) – Ceará e Paraná completam a lista.
Na capital federal, Caiado recebeu o troféu Professor Paulo Nathanael Pereira de Souza (1929-2024) – educador renomado e ex-secretário da Educação em São Paulo – concedido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), maior ONG de inclusão social e empregabilidade jovem da América Latina. O prêmio, instituído neste ano, é destinado a indivíduos que fizeram contribuições para o fortalecimento e o aprimoramento das iniciativas do CIEE.
“O reconhecimento de uma instituição de tamanha credibilidade como o CIEE me deixa honrado. Temos de qualificar a juventude para obter sua própria renda e alcançar a independência. Em Goiás não falta verba para educação. Temos condições de dar ensino de qualidade a todos”, disse Caiado, após receber o prêmio. Humberto Casagrande, diretor-executivo do CIEE, destacou que o governador é apenas o segundo homenageado com o troféu.
A premiação é, mais uma, uma exposição nacional para Caiado. O governador, que já declarou publicamente suas intenções de comandar o Palácio do Planalto, aproveita as chances que tem para romper as fronteiras eleitorais goianas. Para ser candidato à presidência, Caiado precisa ir além do seu capital eleitoral no Estado.
Com o fim das eleições, o governador retomou sua turnê em busca de viabilizar nacionalmente seu nome para o Executivo federal. Caiado, durante o período eleitoral, empenhou-se para eleger seus candidatos. A disputa, no segundo turno, saiu melhor do que a encomenda. Com a vitória de Sandro Mabel (União Brasil) sobre Fred Rodrigues (PL) e de Leandro Vilela (MDB) contra o Professor Alcides (PL), o Executivo estadual venceu a duas batalhas que travou contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Leia mais: União Brasil fecha apoio a Motta e Elmar não deve ser candidato
A popularidade de Bolsonaro atraiu olhares nacionais para a disputa em Goiânia e Aparecida. Antes aliados, o ex-presidente atacou diversas vezes o governador, que não deixou por isso e sempre rebateu os ataques de Bolsonaro. Os conflitos, tensionados quando o confronto foi para o mano a mano, rendeu para Caiado visibilidade nos veículos de comunicação com repercussão nacional.
Velho conhecido na política brasileira, o governador traça suas estratégias e planos visando a disputa eleitoral de 2026. Os resultados positivos no Ideb são mais munições para Caiado, na guerra que a disputa presidencial pode se tornar. Conhecido por pautar – quase que por instinto – a segurança pública, o governador agora pode se orgulhar dos resultados, e prêmios, que a educação goiana angariou em sua gestão.
Com 2025 batendo a porta, as discussões em torno dos cargos políticos que estarão disponíveis em 2026 se intensificam. Para quem almeja o maior deles, o de presidente da República, viabilizar sua imagem ao campo do conhecimento do eleitorado nacional não é só importante, é essencial para os postulantes ao cargo. (Especial para O Hoje)