O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Honraria

Em Brasília, Caiado recebe premiação por 1º lugar no Ideb

Estado foi homenageado após resultado positivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Postado em 31 de outubro de 2024 por Thiago Borges
Em Brasília, Caiado recebe premiação por 1º lugar no Ideb
Caiado recebeu prêmio em Brasília ao lado da secretária de Educação, Fátima Gavioli Foto: Lucas Diener

O governador Ronaldo Caiado – mais presidenciável do que nunca – voltou aos holofotes nacionais na última quarta-feira (30). O chefe do Executivo estadual viajou até Brasília, no Distrito Federal, para receber uma honraria pelo desempenho de Goiás no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2024. O estado alcançou a maior nota do país, além de ser um dos três Estados que atingiram a meta definida pelo Ministério da Educação (MEC) – Ceará e Paraná completam a lista. 

Na capital federal, Caiado recebeu o troféu Professor Paulo Nathanael Pereira de Souza (1929-2024) – educador renomado e ex-secretário da Educação em São Paulo – concedido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), maior ONG de inclusão social e empregabilidade jovem da América Latina. O prêmio, instituído neste ano, é destinado a indivíduos que fizeram contribuições para o fortalecimento e o aprimoramento das iniciativas do CIEE.

“O reconhecimento de uma instituição de tamanha credibilidade como o CIEE me deixa honrado. Temos de qualificar a juventude para obter sua própria renda e alcançar a independência. Em Goiás não falta verba para educação. Temos condições de dar ensino de qualidade a todos”, disse Caiado, após receber o prêmio. Humberto Casagrande, diretor-executivo do CIEE, destacou que o governador é apenas o segundo homenageado com o troféu.

A premiação é, mais uma, uma exposição nacional para Caiado. O governador, que já declarou publicamente suas intenções de comandar o Palácio do Planalto, aproveita as chances que tem para romper as fronteiras eleitorais goianas. Para ser candidato à presidência, Caiado precisa ir além do seu capital eleitoral no Estado.

Com o fim das eleições, o governador retomou sua turnê em busca de viabilizar nacionalmente seu nome para o Executivo federal. Caiado, durante o período eleitoral, empenhou-se para eleger seus candidatos. A disputa, no segundo turno, saiu melhor do que a encomenda. Com a vitória de Sandro Mabel (União Brasil) sobre Fred Rodrigues (PL) e de Leandro Vilela (MDB) contra o Professor Alcides (PL), o Executivo estadual venceu a duas batalhas que travou contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Leia mais: União Brasil fecha apoio a Motta e Elmar não deve ser candidato

A popularidade de Bolsonaro atraiu olhares nacionais para a disputa em Goiânia e Aparecida. Antes aliados, o ex-presidente atacou diversas vezes o governador, que não deixou por isso e sempre rebateu os ataques de Bolsonaro. Os conflitos, tensionados quando o confronto foi para o mano a mano, rendeu para Caiado visibilidade nos veículos de comunicação com repercussão nacional.  

Velho conhecido na política brasileira, o governador traça suas estratégias e planos visando a disputa eleitoral de 2026. Os resultados positivos no Ideb são mais munições para Caiado, na guerra que a disputa presidencial pode se tornar. Conhecido por pautar – quase que por instinto – a segurança pública, o governador agora pode se orgulhar dos resultados, e prêmios, que a educação goiana angariou em sua gestão. 

Com 2025 batendo a porta, as discussões em torno dos cargos políticos que estarão disponíveis em 2026 se intensificam. Para quem almeja o maior deles, o de presidente da República, viabilizar sua imagem ao campo do conhecimento do eleitorado nacional não é só importante, é essencial para os postulantes ao cargo. (Especial para O Hoje)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também