Equatorial registra quase 2,5 mil objetos lançados contra rede durante chuvas
Goiânia, Ouvidor e Aparecida de Goiânia lideraram o número de ocorrências
Um levantamento do Centro de Operações Integradas da Equatorial Goiás (COI) revelou que, entre dezembro de 2023 e março deste ano, foram registrados 2.497 casos de queda de objetos sobre a rede elétrica no estado. Goiânia, Ouvidor e Aparecida de Goiânia lideraram o número de ocorrências.
Entre os principais objetos que impactaram a rede estão telhas, lonas e estruturas de fachadas de lojas, frequentemente arrastados durante fortes ventos e tempestades. Esses incidentes aumentaram conforme as demandas por manutenções corretivas e exigiram o reforço de equipes para atuar nas áreas afetadas logo após as tempestades.
Com o aumento das chuvas, a Equatorial Goiás alerta para os riscos desses objetos sobre a rede elétrica. A queda desses itens sobre os cabos compromete a distribuição de energia e representa um perigo para a segurança pública. Equipes estão de prontidão para agir em situações emergenciais e recompor a rede o mais rápido possível.
Para reduzir riscos e proteger a população, a Equatorial Goiás orienta que sejam verificadas a fixação de telhados, lonas, antenas e fachadas antes do início das chuvas. Durante ventos fortes, é importante evitar a proximidade com postes e cabos de energia, especialmente em áreas com árvores. Em caso de objetos presos aos cabos, não se deve tentar removê-los; a recomendação é acionar a orientação para o procedimento seguro. Além disso, é necessário manter distância de cabos partidos no chão e sinalizar o local para prevenir acidentes.
Os consumidores podem registrar ocorrências utilizando o aplicativo Equatorial Goiás (disponível para Android e iOS), a Agência Virtual no site oficial, pelo telefone 0800 062 0196 ou pelo WhatsApp Clara, no número (62) 3243-2020. Esses canais de atendimento funcionam 24 horas por dia, especialmente para emergências durante o período de chuvas.