O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 31 de outubro de 2024
Dia das Bruxas

Halloween: Doces ou travessuras?

Nutricionista ensina receitas saudáveis e criativas para atrair o interesse da criançada no halloween

Postado em 31 de outubro de 2024 por Letícia Leite
A festa que é conhecida pela entrega de doces pode não ser tão abraçada pelos brasileiros, mas pode se tornar uma oportunidade para a criançada se reunir em casa e produzir um cardápio saudável. Foto: Freepik

O Halloween celebrado no dia 31 de outubro, é uma festividade clássica nos Estados Unidos, que já conquistou diversos admiradores também no Brasil. Para comemorar o Dia das Bruxas, muitas casas são decoradas com abóboras assombrosas iluminadas, teias de aranha, monstros e fantasmas. 

E é bastante comum que as pessoas usem fantasias, em sua maioria assustadoras, imitando criaturas como vampiros, zumbis e bruxas com expressões aterrorizantes. Embora a tradição de utilizar fantasias assustadoras seja forte, muitas pessoas têm abandonado essa prática e optam por se vestir de maneira mais livre, escolhendo fantasias de super-heróis, personagens de filmes e desenhos animados, entre outras opções. 

Nos Estados Unidos, a data é também marcada pela popular prática do “trick or treat”, onde crianças fantasiadas percorrem as casas da vizinhança pedindo “doces ou travessuras” e são recompensadas com guloseimas. Geralmente, quanto mais elaborada a fantasia, maior será a quantidade de doces recebidos. 

Por que a data não é tradicional no Brasil?

Embora o Halloween tenha se tornado bastante popular, a celebração ainda enfrenta considerável oposição no Brasil, uma resistência que possui várias razões. Parte dos que se opõem à festividade argumenta que se trata de uma comemoração estrangeira que ofusca o folclore brasileiro. 

Esse grupo defende que, ao invés de promover uma festa de fora, o ideal seria valorizar as celebrações de nossa própria cultura. Outro grupo critica a comemoração, por motivos de conservadorismo religioso, especialmente entre os cristãos, que vinculam a festividade a entidades malignas e demoníacas, conforme a visão de mundo da sua religião.

Para reproduzir em casa

A festa que é conhecida pela entrega de doces pode não ser tão abraçada pelos brasileiros, mas pode se tornar uma oportunidade para a criançada se reunir e aderir a celebração em casa. Segundo a nutricionista Thamires Lima, a data também pode ser uma chance de despertar o interesse dos pequenos em opções alimentares mais saudáveis. “Os pais podem aproveitar a comemoração para brincar com a alimentação e trazer um momento educativo e inserir novidades no cardápio”, diz.

A profissional destaca que, com um toque de imaginação e criatividade, é possível tornar o Halloween tanto nutritivo quanto divertido. “A pizza de aranha no pão integral ou bolacha de arroz fica uma delícia. O omelete com dentões de tomate e olhos revirados de pepino e azeitonas ganha cara de monstro. O espaguete macabro com pesto de espinafre e olhinhos de ovos de codorna e azeitonas chama a atenção da criançada. Patês de abacate e de abóbora decoram pães integrais com expressões macabras. E fatias de maçã com geleia e marshmallows se transformam em sorrisos assustadores’, ensina Thamires.

Para enfeitar a mesa, mexericas descascadas com talos de espinafre podem ser transformadas em abóboras, um dos principais símbolos dessa festa, enquanto bananas descascadas com olhinhos e bocas de chocolate (que pode até ser o meio amargo) tornam-se adoráveis fantasmas. Confira abaixo cinco receitas da nutricionista, para deixar o Dia das Bruxas mais gostoso.

Pizza de aranha

Ingredientes:

 6 fatias de pão de forma integral ou seis bolachas de arroz;

6 colheres de sopa de molho de tomate;

6 rodelas de tomate;

6 fatias de muçarela;

12 azeitonas pretas sem caroço;

Orégano a gosto.

Modo de preparo: Pré-aqueça o forno a 200ºC. Corte o pão de forma integral em rodelas. Pode achatar o pão com um rolo de massas antes de cortá-lo para que fique mais fininho como massa de pizza, ou selecione as bolachas de arroz. Disponha as fatias de pão ou bolacha em uma assadeira e passe uma colher de sopa de molho de tomate em cada uma. Cubra com uma fatia de muçarela. Coloque uma rodela de tomate em cada mini pizza e polvilhe orégano. Leve as pizzas ao forno, aquecido a aproximadamente 180ºC por cerca de 10 a 15 minutos. Quando estiverem assadas, retire do forno e monte as mini aranhas com as azeitonas pretas: corte a azeitona ao meio no sentido do comprimento para fazer o corpinho da aranha. Da outra metade, corte as patinhas e posicione ao lado do corpinho. Sirva a seguir.

 

Sorrisos assustadores

Ingredientes:

2 unidades de maçãs vermelhas grandes;

½  pacote de marshmallow branco no formato de pequenos cilindros;

4 colheres de sopa de geleia de frutas;

Suco de 1 limão.

Modo de preparo: Corte a maçã em oito fatias. Esprema o limão sobre cada fatia para evitar que escureça. Passe a geleia em apenas um lado de cada fatia e grude os marshmallows em uma das metades. Junte a outra metade na parte superior dos marshmallows. Está pronto!

 

Espaguete macabro

Ingredientes:

Molho Pesto de espinafre;

1 maço de espinafre;

4 nozes;

2 colheres de sopa de parmesão ralado;

½ dente de alho;

½ xícara de chá de azeite;

Sal a gosto;

500g de espaguete;

1 xícara de chá de molho pesto de espinafre;

Azeitonas pretas;

Ovos de codorna.

Modo de preparo: Para o molho pesto, bata todos os ingredientes no mixer ou no liquidificador até ficar homogêneo. Cozinhe o macarrão e escorra. Misture o molho pesto de espinafre. Decore com os ovos de codorna cozidos cortados ao meio e fatias de azeitona preta em cima para formar os olhos.

 

Patê de abacate

Ingredientes:

1 abacate médio amassado;

Suco de 1 limão;

2 tomates;

1 cebola roxa;

Azeite, coentro, sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo: Corte todos os ingredientes em pedaços pequenos, junte em um recipiente e misture bem.

  

Purê de abóbora

Ingredientes:

½ abóbora japonesa ou 500g de abóbora japonesa descascada

3 colheres de sopa de azeite

2 ½ colheres de sopa de manteiga

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo: Se a abóbora estiver com casca, descasque, descarte as sementes e corte-a em cubos médios de cerca de 3cm. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a abóbora e tempere com sal. Deixe a abóbora cozinhar com a panela tampada por cerca de 20 minutos, e mexa de vez em quando. À medida que a abóbora for cozinhando, amasse os cubos com a espátula até formar um purê rústico. Desligue o fogo, adicione a manteiga e misture bem para incorporar. Prove e ajuste o sal e a pimenta-do-reino.