sábado, 19 de setembro de 2026
Desastre

Tempestades em Valência deixam mais de 95 mortos e muitos estão desaparecidos

De acordo com o Aemet, serviço meteorológico espanhol, Valência registrou mais chuva em oito horas do que nos 20 meses anteriores

Leticia Mariellepor em
Tempestades em Valência deixam mais de 95 mortos e muitos estão desaparecidos
Tempestades em Valência deixam mais de 95 mortos e muitos estão desaparecidos. | Foto: Divulgação

Tempestades devastaram a província de Valência, no leste da Espanha, deixando ao menos 95 mortos, segundo autoridades locais na quarta-feira (30). Este é o pior desastre natural na história recente do país. As inundações transformaram vilarejos em rios, arrastaram veículos e interromperam o tráfego de trens e estradas, e ainda há pessoas desaparecidas.

“Enfrentamos uma situação extremamente grave”, declarou o ministro de Políticas Territoriais, Ángel Víctor Torres. “O fato de que não podemos dizer o número de pessoas desaparecidas indica a magnitude da tragédia.” Das vítimas confirmadas até o momento, 92 são da região de Valência, duas de Castela-Mancha e uma de Andaluzia. O governo espanhol decretou três dias de luto oficial, a partir de quinta-feira.

De acordo com o Aemet, serviço meteorológico espanhol, Valência registrou mais chuva em oito horas do que nos 20 meses anteriores. Ricardo Gabaldón, prefeito da cidade de Utiel em Valência, relatou ao canal nacional RTVE o impacto devastador. “Ontem foi o pior dia da minha vida. Perdemos seis pessoas, com outras ainda desaparecidas. Carros e contêineres flutuavam pela cidade, e a água chegou a 3 metros de altura.”

A região enfrentou não só chuvas intensas, mas também granizo e ventos fortes. O Aemet alerta para a continuidade das tempestades até nesta quinta-feira (31). A tempestade também atingiu Mallorca e as Ilhas Baleares na segunda-feira (28), onde permanece um alerta amarelo para tempestades em algumas áreas. Para coordenar os esforços de resgate, o primeiro-ministro Pedro Sánchez instituiu um comitê de crise. Brigadistas e mais de 1,1 mil soldados da unidade de resposta a emergências foram enviados às áreas afetadas para auxiliar nas operações de resgate e apoio.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
95 mortos desaparecidos Espanha Tempestades Valência

Veja também

Terremoto de magnitude 4,8 atinge região próxima a Santiago, no Chile

ABALO SÍSMICO

Terremoto de magnitude 4,8 atinge região próxima a Santiago, no Chile

Tremor ocorreu a 33 quilômetros da capital chilena e não deixou mortos, feridos ou danos à infrae...
Conselho de Segurança da ONU realiza terceira rodada para escolher sucessor de Guterres

ONU

Conselho de Segurança da ONU realiza terceira rodada para escolher sucessor de Guterres

Oito nomes seguem na disputa pelo comando da organização; resultado da votação secreta desta sex...
eua

EUA x Brasil

EUA condicionaram negociação com Brasil a exigências sobre eleições, Boeing e minerais

Documento entregue em outubro de 2025 reunia 21 pontos e foi rejeitado pelo governo brasileiro antes...
WhatsApp

Proibição

UE propõe proibir redes sociais para menores de 13 anos

Lei KIDS também prevê contas supervisionadas para adolescentes de 13 e 14 anos e novas exigências...
trump

EUA

Trump critica Suprema Corte após decisão que mantém regras do voto pelo correio

Presidente afirmou que julgamento foi “horrível” e voltou a questionar, sem apresentar provas, ...
União Europeia abre caminho para Canadá se tornar primeiro membro associado do bloco

Proposta

União Europeia abre caminho para Canadá se tornar primeiro membro associado do bloco

Ursula von der Leyen anunciou proposta durante discurso em Estrasburgo, em meio ao agravamento das r...
Brasil e EUA vão negociar tarifaço durante o G20

COMÉRCIO EXTERIOR

Brasil e EUA vão negociar tarifaço durante o G20

Márcio Elias Rosa e Mauro Vieira devem se encontrar com representante comercial americano em Milwau...
trump

produção de armas

Trump diz que EUA produzem armas em ritmo recorde para reforçar presença no Oriente Médio

Presidente americano afirmou que fábricas trabalham ininterruptamente e citou sistemas Patriot, THA...