Bolsonaro planeja candidatura de última hora para 2026
Ex-presidente busca reverter inelegibilidade e afirma que só ele tem “chance” de vencer
Nesta sexta-feira (1º), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou em entrevista à revista “Veja” que planeja registrar sua candidatura para as eleições de 2026 no “último momento”.
Bolsonaro, atualmente inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), busca alternativas para recuperar seus direitos políticos, considerando um projeto de anistia no Congresso ou uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF).
O ex-presidente considera a inelegibilidade uma “injustiça” e alega ser alvo de “perseguição”. Ele defende que a reunião com embaixadores, onde questionou o sistema eleitoral, não teve impacto eleitoral a seu favor e, portanto, a sanção seria desproporcional.
Leia também: Sobre Bolsonaro, Caiado diz que “urna é um grande antisséptico”
“Depois, as alternativas são o Parlamento, uma ação no STF, esperar o último momento para registrar a candidatura e deixar que o TSE decida. Não sou otimista, sou realista, estou preparado para qualquer coisa”, declarou o ex-presidente.
Na ocasião, realizada em julho de 2022, Bolsonaro lançou críticas ao processo eleitoral e à segurança das urnas eletrônicas, baseando-se em um inquérito da Polícia Federal que investigava um ataque hacker, mas que não encontrou evidências de fraude.
Sobre a sucessão, ele declarou confiança em seu protagonismo: “Falam em vários nomes, Tarcísio, Caiado, Zema. O Tarcísio é um baita gestor. Mas eu só falo depois de enterrado. Estou vivo. Com todo o respeito, chance só tenho eu; o resto não tem nome nacional. O candidato sou eu”.