O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024
Por 2026

Com um prefeito no Entorno do DF, Daniel deve fortalecer aliados na região

União Brasil, de Caiado, teve cinco eleitos, mas PL, de Wilder Morais, que deve ser o adversário de Vilela, garantiu três cadeiras no Executivo

Postado em 1 de novembro de 2024 por Felipe Cardoso
Foto Divulgação

Por Francisco Costa

O MDB do vice-governador Daniel Vilela é o segundo partido que mais elegeu prefeitos em Goiás, atrás apenas do União Brasil, do governador Ronaldo Caiado. Foram 46 chefes do Executivo pelo Estado, mas em alguns pontos do Estado o partido teve menor penetração, como na Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal.

No Entorno do DF, como é conhecida a região, o MDB elegeu um prefeito. Trata-se de Marcus Vinícius (MDB), em Valparaíso de Goiás. Ao todo, 11 municípios fazem parte da região com grande densidade eleitoral e que deverá ter uma atenção especial do vice-governador Daniel Vilela, uma vez que ele tem pretensões de disputar a sucessão de Caiado.

Na formatação da região, o União Brasil do governador teve cinco prefeitos eleitos. A tendência natural é que o partido caminhe com Daniel, mas nada está escrito na pedra. Em seguida vem o Partido Libera, o PL, do senador Wilder Morais, que deve ser o principal adversário de Vilela na disputa pelo Palácio das Esmeraldas em 2026.

Completa a lista o Progressistas (PP), do presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Alexandre Baldy, e do deputado federal Adriano do Baldy. Aqui também a tendência é de apoio a Daniel, apesar de estar cedo para falar do futuro, como relatou o congressista ao O Hoje.

Em entrevista recente, Adriano disse que “o futuro a Deus pertence” e ainda está cedo para definições. Da parte dele, contudo, a ideia é permanecer ao lado de Daniel para o projeto ao governo. “Somos aliados de primeira hora e vamos continuar nas trincheiras”, acredita o deputado federal. “Meu pré-candidato ao governo de Goiás é o Daniel.”

Leia mais: Nova formação do Entorno conta com mais renovação e menos reeleitos

Ele lembra: “Nós fomos o primeiro partido que acompanhou Daniel em 2018, quando ele disputou o governo de Goiás. E também o primeiro, quando ele disse que não seria mais candidato, após a morte do pai dele, Maguito Vilela, e comporia com o governador Ronaldo Caiado. Eu fui dos primeiros deputados a declarar apoio a ele.”

Articulação

Caberá, então, a Daniel fortalecer as alianças que são tendência e garantir mais. Para isso, o vice-governador tem à disposição algumas cadeiras em sua chapa.

Em 2026, ele tem a oferecer a vaga de vice-governador, muito cobiçada, pois, provavelmente, ele já estará à frente do governo, concorrendo à reeleição. Caiado deve renunciar para disputar a presidência, o que dará a Vilela meses de gestão.

Mas, além dessa, ele também terá duas vagas na chapa para o Senado. Uma, contudo, deve estar garantida para a primeira-dama Gracinha Caiado. Assim, sobre um posto, além de duas posições de suplente.

Aos demais, ele precisa ajudar na composição de chapas de deputado federal. Cedendo nomes de seu partido ou mesmo remanejando aliados.

Composição no Entorno do DF

Como mencionado, União Brasil elegeu cinco prefeitos na região, o PL três, o PP dois e o MDB um. Pelo partido de Caiado, foram eleitos: Dr. Lucas (Águas Lindas de Goiás), Alessandro Barcelos (Cocalzinho de Goiás), Diego Sorgatto (Luziânia), Joseleide Lázaro (Padre Bernardo) e Jéssica do Premium (Santo Antônio do Descoberto).

Já pelo PL, conquistaram cadeiras Dr. Luis Otávio (Cristalina), Simone Ribeiro (Formosa) e Carlinhos do Mangão (Novo Gama). O PP, por sua vez, elegeu Lulinha (Cidade Ocidental) e Delegado Cristionário (Planaltina de Goiás), enquanto o MDB ficou Marcus Vinicius (Valparaíso de Goiás), como mencionado. (Especial para O Hoje)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também