Homem de 20 anos é preso em Goiás com mais de 400 vídeos de abuso sexual infantil
Foram cumpridos 94 mandados de busca e prisão em 20 estados e no Distrito Federal
Um homem de 20 anos foi preso em flagrante na última quinta-feira (31), em Quirinópolis (GO), durante a Operação Lobo Mau, acusado de armazenar mais de 400 vídeos de abuso sexual infantil. O homem também participava de aproximadamente 300 grupos em um aplicativo de mensagens criptografadas, utilizados para compartilhamento e armazenamento desse material ilegal.
Esta força-tarefa tem como objetivo desmantelar uma rede criminosa especializada na produção, armazenamento e distribuição de material de abuso infantil, conhecido como CSAM (Child Sexual Abuse Material). O esforço contou ainda com o apoio da Agência de Investigação Interna (Homeland Security Investigations – HSI) e da Embaixada dos Estados Unidos, com foco no combate à exploração sexual infantil na internet.
O nome Operação Lobo Mau faz referência a predadores que se escondem atrás de uma aparência normal para ganhar a confiança de suas vítimas, comportamento potencializado no ambiente virtual, onde o anonimato facilita essa abordagem.
Leia mais: 50 suspeitos foram presos em operação contra abuso sexual infantil
No total, foram cumpridos 94 mandados de busca e prisão em 20 estados e no Distrito Federal. A operação mobilizou equipes especializadas das Polícias Civis e Ministérios Públicos de várias regiões, incluindo Acre, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso e outros estados, em uma ação coordenada para combater a exploração infantil.
A prisão foi resultado de uma ação conjunta entre a Delegacia de Polícia de Quirinópolis, a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) de São José do Rio Preto e a Polícia Civil de São Paulo.