Influencer goiano João Vitor de Paiva é finalista do Prêmio iBest 2024
Influenciador de apenas 23 anos ganhou destaque em todo o Brasil pela luta da inclusão de pessoas com Síndrome de Down; votação popular define o vencedor
O influenciador goiano João Vitor de Paiva, de 23 anos, é um dos principais nomes na categoria Diversidade e Inclusão do Prêmio iBest 2024. Agora, o apoio da população será fundamental para que o jovem conquiste o título. Ele está entre os três finalistas da categoria, e a votação pode ser feita no site oficial do iBest.
Realizado anualmente, o prêmio reconhece os melhores influenciadores, profissionais e empresas do mercado digital, premiando os criadores de conteúdo e marcas que mais se destacaram ao longo do ano. Os ganhadores recebem um selo de certificação, outorgado não apenas pelo iBest, mas também por todo o mercado. Nesta fase final, a escolha será feita exclusivamente pelo voto popular.
Sobre João Vitor de Paiva
João Vitor de Paiva nasceu e mora em Goiânia. O jovem é apaixonado por viajar, dançar, namorar, ir ao cinema, explorar novos restaurantes e se manter atualizado no mundo digital. Ele tem se destacado nacionalmente, ganhando reconhecimento em todo o país por meio de suas redes sociais, onde compartilha sua rotina e luta pela causa da inclusão para pessoas com Síndrome de Down.
Estudante de Educação Física na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), João Vitor é um influenciador digital engajado na luta pela inclusão. Ele também foi homenageado na Câmara Federal pelo seu trabalho de desconstrução dos estigmas associados à Síndrome de Down.
O que é a Síndrome de Down?
A Síndrome de Down foi descrita pela primeira vez em 1866 pelo médico John Langdon Down, pediatra inglês que atuava no Hospital John Hopkins em Londres em uma enfermaria para pessoas com deficiência intelectual.
Mais tarde, o médico inglês e outros colaboradores, descobriram que a causa dessa condição era genética, já que até o momento os livros indicavam apenas as características da síndrome, mas não a causa.
A Síndrome de Down acomete indivíduos ainda no útero materno. Os portadores dessa síndrome, possuem três cromossomos 21 em todas ou na maioria das células, por isso também é conhecida como trissomia do cromossomo 21. Eles apresentam 47 cromossomos em suas células e não 46, como a maioria da população. A condição é caracterizada por algumas semelhanças nesses indivíduos, como a aparência, mas é importante lembrar que, mesmo com essas similaridades, cada pessoa é única e apresentam personalidades e características diferentes dos demais.
Estima-se que no Brasil existam cerca de 300 mil pessoas com síndrome de Down. Isso corresponde a 1 caso em cada 700 nascimentos.
Leia também: Brasileira com Síndrome de Down é destaque como modelo internacional