O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 8 de dezembro de 2024
ciência

China terá hospital de inteligência artificial pronto ainda em 2024

O projeto, denominado “Agent Hospital”, já passou por seis meses de testes e pesquisas

Postado em 2 de novembro de 2024 por Yasmin Farias
Foto: Free pik

A China está dando um passo significativo na aplicação da inteligência artificial (IA) na área da saúde. Desde o século 20, o programa dos “médicos de pés descalços” tem proporcionado prevenção e tratamento a milhões de cidadãos antes desatendidos, focando nos problemas de saúde mais comuns.

Agora, pesquisadores da Universidade de Tsinghua, em Pequim, estão desenvolvendo um hospital totalmente operado por IA, com previsão de funcionamento para o segundo semestre de 2024. O projeto, denominado “Agent Hospital”, é liderado pelo pesquisador Liu Yang e já passou por seis meses de testes e pesquisas.

Os médicos de IA do hospital são capazes de atender até 10 mil pacientes em poucos dias, em contraste com o tempo de pelo menos dois anos que médicos humanos levariam para alcançar o mesmo número. Durante os testes, esses “agentes médicos” alcançaram uma precisão impressionante de 93,06% em um banco de dados conhecido como MedQA, que utiliza questões do exame de licenciamento médico dos EUA.

A simulação do hospital abrange todo o processo de atendimento, desde a consulta inicial até o diagnóstico, tratamento e acompanhamento pós-tratamento. A estrutura inicial contará com 14 médicos de IA e 4 enfermeiros virtuais, onde os primeiros serão responsáveis pelo diagnóstico e planos de tratamento, enquanto os enfermeiros fornecerão suporte diário aos pacientes.

Além disso, essa abordagem permitirá que estudantes de medicina realizem treinamento prático sem o risco de prejudicar pacientes reais. Segundo Liu, isso contribuirá para a formação de “médicos altamente qualificados”.

O hospital de IA também oferecerá serviços de telemedicina online, com capacidade para atender milhares, podendo escalar para milhões de casos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também