O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
saúde

Aparecida de Goiânia é o município do Centro-Oeste que mais realiza cirurgias eletivas

Segundo o SUS, de janeiro de 2023 a julho de 2024, foram consolidados 16.849 procedimentos

Postado em 2 de novembro de 2024 por Luana Carvalho
Segundo o SUS, de janeiro de 2023 a julho de 2024, foram consolidados 16.849 procedimentos.| Foto: Claudivino Antunes/Secom

Aparecida de Goiânia se destaca como o município do Centro-Oeste que mais realiza cirurgias eletivas, segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre janeiro de 2023 e julho de 2024, foram contabilizados 16.849 procedimentos, sendo que quase 15 mil deles ocorreram no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP).

Além do número expressivo de cirurgias eletivas, Aparecida de Goiânia também liderou o faturamento em procedimentos eletivos no Brasil, oferecendo cirurgias de alta complexidade. O prefeito Vilmar Mariano informou que os recursos federais destinados à cidade ultrapassaram R$ 20 milhões durante esse período, refletindo a importância da gestão na captação de verbas para a saúde pública.

Ampliação do atendimento regional

O município faz parte do programa estadual de cirurgias eletivas, que foi iniciado em 2023 e se estende até 2024, com o objetivo de reduzir filas de espera. O secretário de Saúde, Bruno Hernandez, destacou que Aparecida atualmente atende pacientes de mais de 150 municípios por meio de cinco unidades de saúde: HMAP, Hospital de Olhos, Hospital Santa Mônica, Hospital São Silvestre e Centro Médico de Diagnósticos (Cemed). O HMAP se destaca como o principal executor, com capacidade para realizar até 645 cirurgias eletivas mensais, além de 250 procedimentos hemodinâmicos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também