sábado, 22 de agosto de 2026
saúde

Aparecida de Goiânia é o município do Centro-Oeste que mais realiza cirurgias eletivas

Segundo o SUS, de janeiro de 2023 a julho de 2024, foram consolidados 16.849 procedimentos

Luana Carvalhopor Luana Carvalho em
Aparecida de Goiânia é o município do Centro-Oeste que mais realiza cirurgias eletivas
Segundo o SUS, de janeiro de 2023 a julho de 2024, foram consolidados 16.849 procedimentos.| Foto: Claudivino Antunes/Secom

Aparecida de Goiânia se destaca como o município do Centro-Oeste que mais realiza cirurgias eletivas, segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre janeiro de 2023 e julho de 2024, foram contabilizados 16.849 procedimentos, sendo que quase 15 mil deles ocorreram no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP).

Além do número expressivo de cirurgias eletivas, Aparecida de Goiânia também liderou o faturamento em procedimentos eletivos no Brasil, oferecendo cirurgias de alta complexidade. O prefeito Vilmar Mariano informou que os recursos federais destinados à cidade ultrapassaram R$ 20 milhões durante esse período, refletindo a importância da gestão na captação de verbas para a saúde pública.

Ampliação do atendimento regional

O município faz parte do programa estadual de cirurgias eletivas, que foi iniciado em 2023 e se estende até 2024, com o objetivo de reduzir filas de espera. O secretário de Saúde, Bruno Hernandez, destacou que Aparecida atualmente atende pacientes de mais de 150 municípios por meio de cinco unidades de saúde: HMAP, Hospital de Olhos, Hospital Santa Mônica, Hospital São Silvestre e Centro Médico de Diagnósticos (Cemed). O HMAP se destaca como o principal executor, com capacidade para realizar até 645 cirurgias eletivas mensais, além de 250 procedimentos hemodinâmicos.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Goiás

Fórum

Goiás reúne municípios para definir regras para uso de IA no setor público

Fórum realizado em Goiânia reuniu gestores e especialistas para discutir segurança de dados, qual...
Justiça de Goiás decreta prisão preventiva de suspeito de manter ex em cativeiro

Justiça

Justiça de Goiás decreta prisão preventiva de suspeito de manter ex em cativeiro

Ailton Rodrigues de Souza é acusado de manter a ex-esposa presa e acorrentada por cinco dias em uma...
Jovem

MOMENTOS DE TERROR

“Ele enfiava panos com ácido na minha boca”, relata jovem mantida em cativeiro em Goiás

Após passar cinco dias acorrentada e amordaçada, Emiliane Tamara apareceu nas redes sociais, mostr...
Incêndio destrói ônibus na BR-364, no interior de Goiás

Acidente

Incêndio destrói ônibus na BR-364, no interior de Goiás

Veículo pegou fogo na zona rural de Mineiros, no sudoeste do Estado; passageiros conseguiram deixar...
suspeita anel

furto

Diarista é presa suspeita de furtar joias de R$ 6 mil durante teste em Goiânia

Câmeras registraram furto no Setor Marista; suspeita disse à polícia que considerou baixo o valor...
Operação apreende 58 kg de drogas na divisa entre GO e MT

Ação Conjunta

Operação apreende 58 kg de drogas na divisa entre GO e MT

Ação conjunta entre forças policiais localizou 29 kg de cocaína e 29 kg de skunk escondidos em u...
Justiça derruba norma que permitia harmonização orofacial por dentistas

Decisão

Justiça derruba norma que permitia harmonização orofacial por dentistas

Decisão do TRF1 anulou resolução do Conselho Federal de Odontologia, mas ainda cabe recurso e a m...
Jovem

MOMENTOS DE TERROR

Jovem encontrada amarrada e acorrentada relata momentos de terror vividos em Goiás

Emiliane Tamara Nunes Carvalho, de 24 anos, foi localizada amarrada, amordaçada e acorrentada dentr...