Homem é diagnosticado com raiva humana no Tocantins
Paciente de 50 anos está sendo acompanhado pela equipe médica do Hospital Regional de Gurupi

Um homem de 50 anos, residente na cidade de Alvorada, no estado do Tocantins, foi diagnosticado com raiva humana. O resultado foi confirmado na última quarta-feira (30) pela Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) através do Instituto Pasteur, em São Paulo. O paciente está internado no Hospital Regional de Gurupi (HRG), onde recebe acompanhamento médico especializado.
O homem foi infectado pela variante AgV 3 do vírus da raiva, que é transmitida principalmente por morcegos. A raiva é uma doença viral com alta letalidade, sendo transmitida pelo contato com saliva e secreções de animais mamíferos infectados. A SES-TO destacou que o paciente está sendo tratado conforme os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, incluindo a administração de medicação específica.
Ações de vigilância
Após a confirmação do caso, uma equipe da SES-TO, juntamente com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec), foi enviada a Alvorada para coletar amostras e identificar possíveis animais suspeitos de serem reservatórios do vírus. Além disso, a vacinação contra a raiva será intensificada na cidade, visando prevenir novos casos e proteger a população local.