O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 10 de dezembro de 2024
Enem

Enem 2024: mais de 4,3 milhões de estudantes participam do exame hoje

Candidatos farão os exames de linguagens, ciências humanas e redação

Postado em 3 de novembro de 2024 por Thiago Borges
Enem 2024: mais de 4,3 milhões de estudantes participam do exame hoje
Primeiro dia do Enem acontece neste domingo Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 ocorre neste domingo, 3 de novembro, a partir das 13h30. A prova será aplicada em todo o território nacional, incluindo os 26 estados, o Distrito Federal e um total de 1.753 municípios. Esta é uma data esperada por milhões de estudantes em todo o país, que se preparam ao longo do ano para enfrentar um dos exames mais importantes do sistema educacional brasileiro.

No primeiro dia, os candidatos enfrentarão duas provas de 45 questões cada, abrangendo diferentes áreas do conhecimento. A seção de linguagens abrange temas como língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. Já a prova de ciências humanas explora tópicos de história, geografia, filosofia e sociologia, exigindo dos alunos uma boa compreensão de temas socioculturais e históricos.

Leia mais: Enem 2024: saiba o que pode ser levado para o local de prova; confira os horários de entrada e saída

Além das questões objetivas, os inscritos também terão que elaborar uma redação, com uma extensão mínima de sete e máxima de 30 linhas. A redação costuma abordar temas de relevância social, desafiando os participantes a desenvolverem argumentos sólidos e bem estruturados. Ao todo, 4.325.960 inscritos estão confirmados para essa primeira etapa, que marca o início da jornada para muitos na busca por uma vaga no ensino superior.

Com informações da Agência Brasil

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também