O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 24 de dezembro de 2024
Automobilismo

Sauber fecha com Bortoleto e Brasil volta a ter um piloto na Fórmula 1

O Brasil volta ao grid da categoria 8 anos depois da aposentadoria de Felipe Massa.

Postado em 3 de novembro de 2024 por Matheus Santana
O vínculo de Gabriel com a Sauber é uma decisão estratégica com efeitos a longo prazo | Foto: Instagram / @gabrielbortoleto_

Gabriel Bortoleto, campeão da Fórmula 3 em 2023 e líder da Fórmula 2 em 2024, está a poucos passos de realizar o sonho de correr na Fórmula 1 como piloto titular da Sauber em 2025, colocando o Brasil de volta no grid da categoria após uma longa ausência. Desde a aposentadoria de Felipe Massa no final de 2017, o Brasil não conta com um representante regular na elite do automobilismo, salvo as duas aparições de Pietro Fittipaldi pela Haas em 2020, quando ele substituiu o francês Romain Grosjean após o grave acidente no Bahrein.

O vínculo de Gabriel com a Sauber é uma decisão estratégica com efeitos a longo prazo, a escuderia suíça passará a operar como equipe de fábrica da Audi em 2026, reforçando o futuro do piloto em uma estrutura de grande ambição. Esse contrato com a Sauber resulta de um acordo entre o time e o staff de Bortoleto, que também faz parte da Academia da McLaren desde 2023. Naquela época, o piloto brasileiro foi anunciado como júnior da equipe britânica após vencer a Fórmula 3, mas, com o interesse da Sauber e a promessa de uma vaga de titular, ele deve se “desligar” do projeto da McLaren.

A liberação da McLaren, dependia da garantia de uma vaga de titular para Gabriel, algo que a Sauber conseguiu assegurar, superando os rumores de que ele assumiria um papel de reserva. Inicialmente, especulava-se que o brasileiro poderia se juntar ao time de Hinwil como suplente para 2025, mas tanto ele quanto sua equipe técnica deixaram claro que a prioridade era uma vaga principal, abrindo caminho para sua contratação como piloto oficial. A decisão final ainda dependia de uma resolução com a McLaren, mas os trâmites burocráticos estão próximos de conclusão, e o anúncio formal de Gabriel Bortoleto como piloto titular da Sauber/Audi está prestes a acontecer.

Após isso, Valtteri Bottas pode ser dispensado pela Sauber para dar lugar ao brasileiro. Em busca de novas oportunidades, Bottas agora avalia uma possível posição de reserva na Mercedes, abrindo espaço para que Bortoleto faça sua estreia. A equipe suíça, que terá apoio da Audi em breve, apostando em uma renovação, confiando que o jovem brasileiro contribuirá para a transição, firmando-se como peça fundamental para o projeto de 2026. Resta apenas que as últimas questões contratuais sejam resolvidas, e o time de Gabriel já espera o anúncio oficial da equipe em breve.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também