O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Alívio

Enem: Massagens são aliadas para aliviar a ansiedade antes da prova

Não são apenas um mimo para quem vai fazer o Enem, mas as massagens ajudam a reduzir o hormônio do estresse e a aliviar a tensão muscular, possibilitando uma melhor concentração

Postado em 4 de novembro de 2024 por Letícia Leite
As massagens terapêuticas surgem como uma alternativa eficaz para diminuir o estresse da “TPE”, ou “tensão pré-Enem”. Foto: Freepik

Quatro milhões de alunos fizeram a primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que aconteceu no domingo, 3 de novembro, buscando garantir um espaço nas universidades públicas do Brasil. Após meses de dedicação nos estudos, chegou a hora de controlar a ansiedade para que um estado emocional agitado não interfira na resolução das questões.

As massagens terapêuticas surgem como uma alternativa eficaz para diminuir o estresse da “TPE”, ou “tensão pré-Enem”, atraindo cada vez mais os estudantes mais ansiosos. Sem ser um luxo, essas sessões de massagem têm o poder de, em apenas dez minutos, reduzir a inflamação e a tensão muscular, tudo isso sem a necessidade de medicamentos, conforme apontam estudos de pesquisadores da Universidade de McMaster, no Canadá.

Um outro estudo realizado na Austrália revelou que o hormônio cortisol, conhecido por ser responsável pelo estresse, pode ter sua produção reduzida em até 31% após uma sessão de massagem. Além disso, esse tipo de terapia promove a liberação de endorfinas, hormônios que promovem o bem-estar, aliviando a dor e melhorando o estado de ânimo.

“A massagem toca onde nenhum aparelho pode tocar, e tem resultados únicos. Existe uma conexão entre corpo, mente, e alma, e quando oferecemos uma vivência capaz de unir todas essas ramificações do ser humano em uma experiência relaxante, podemos conquistar resultados muito agradáveis”, diz Mayra Morais, enfermeira e massagista.

De acordo com Mayra, existem quatro áreas principais que merecem atenção durante uma massagem relaxante, pois são as que mais efetivamente respondem aos estímulos que ajudam a reduzir o desconforto, a ansiedade e o estresse. Além da cabeça e do rosto, a massagem nas palmas das mãos e nos pés pode estimular a liberação de neuro-hormônios como serotonina, dopamina e ocitocina, que são fundamentais para amenizar os sintomas do estresse e suas consequências. “Essa é a ciência por trás da massagem”, diz.

A seguir, confira três tipos de massagem que podem ser eficazes na diminuição da tensão antes do Enem:

Reflexologia Podal: aplicação de pressão em pontos específicos dos pés que correspondem a órgãos internos, promovendo alívio das tensões, ativando a circulação e aumentando a vitalidade do corpo;

Lifting facial: esse tipo de massagem, além de estimular a produção de colágeno, prevenindo o envelhecimento precoce, também alivia os sintomas de estresse e ansiedade;

Anti-stress com pedras quentes: é uma massagem feita com óleo relaxante combinado com movimentos de deslizamentos contínuos, proporciona uma sensação prolongada de bem-estar e alívio nas tensões musculares.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também