Kamala e Trump mobilizam apoios em um cenário decisivo
Democratas e Republicanos se preparam para uma eleição decisiva e histórica
Cerca de 77 milhões de americanos já participaram da votação antecipada que acontece nesta terça-feira (5), enquanto Kamala Harris e Donald Trump se esforçam para mobilizar ainda mais apoiadores para o dia da eleição, que promete ser histórico independentemente do resultado.
Kamala Harris, aos 60 anos, busca ser a primeira mulher, a primeira mulher negra e a primeira pessoa de ascendência sul-asiática a ocupar a presidência. Sua ascensão à chapa democrata ocorreu após o desempenho insatisfatório de Joe Biden em um debate, que resultou em sua retirada da corrida.
Uma vitória para Trump faria dele o primeiro presidente a ser eleito após enfrentar indiciamento e condenação criminal, fruto de um julgamento por fraude em Nova York. Além disso, ele se tornaria o segundo presidente na história a conquistar mandatos não consecutivos, após Grover Cleveland.
Leia também: Republicanos buscam consolidar controle nas eleições americanas
Trump, que já sobreviveu a tentativas de assassinato, atrai uma base sólida, tendo vencido estados-chave em 2016, como Carolina do Norte, Pensilvânia e Michigan, que mudaram para Biden em 2020. A eleição pode ser decidida em sete estados cruciais, incluindo Geórgia, Arizona e Nevada.
Ambos os candidatos têm enfrentado desafios significativos. Enquanto Harris se une a figuras como Alexandria Ocasio-Cortez e Dick Cheney para criticar Trump, o ex-presidente continua a ser visto como uma figura polarizadora, classificada por Harris como uma ameaça à democracia.