sábado, 7 de novembro de 2026
Economia

Lula realiza reunião com ministros por mais de 3 horas para discutir corte de gastos

Governo tem sido pressionado para reduzir gastos

Otavio Augustopor em
Lula realiza reunião com ministros por mais de 3 horas para discutir corte de gastos
Lula e ministros. Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (4/11), com ministros da área econômica do governo para debater estratégias para discutir corte de gasto no orçamento da União. O encontro, realizado no Palácio do Planalto, durou cerca de três horas e reuniu ministros e secretários de diversas pastas, mas ainda não resultou em anúncio de medidas específicas.

Entre os presentes estavam o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; as ministras do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; da Saúde, Nísia Trindade; além dos ministros do Trabalho, Luiz Marinho, e da Educação, Camilo Santana. Também participaram os secretários Dário Durigan e Guilherme Melo, da Fazenda, e Miriam Belchior, da Casa Civil.

Revisão fiscal e novas reuniões

Após o encontro, o Ministério da Fazenda informou que a equipe econômica apresentou o quadro fiscal do Brasil e as propostas atualmente em discussão para o ajuste orçamentário. Além disso, uma nova reunião foi agendada para esta terça-feira (5/11), envolvendo o Ministério da Fazenda, outros ministérios e a Casa Civil, com o objetivo de ampliar o debate sobre a revisão de despesas.

A princípio, a equipe econômica de Lula tem sido pressionada para apresentar medidas concretas de redução de gastos públicos. Na semana passada, sem qualquer anúncio, o mercado financeiro reagiu com apreensão, o que levou a uma alta na cotação do dólar, que encerrou o pregão em R$ 5,87. Nesta segunda-feira, o temor foi reduzido e a moeda norte-americana fechou em R$ 5,78.

Discutir corte de gastos

O governo, por fim, planeja apresentar uma proposta para reequilibrar as contas públicas já a partir de 2024. Em meio às discussões, o ministro Haddad confirmou que está prestes a anunciar uma revisão de cortes de gastos ainda nesta semana. “Minha ida à Europa dependia dessa definição – se, nesta semana ou na semana que vem, seriam feitos os anúncios. Como o presidente pediu para que eu ficasse, acredito que estaremos prontos nesta semana para anunciar [as medidas de corte de gastos]”, afirmou.

Haddad, que havia planejado uma viagem oficial à Europa, cancelou a ida a pedido de Lula para finalizar a proposta de corte de despesas. Enfim, a expectativa é que a equipe econômica apresente uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para revisão dos gastos públicos. Essa PEC será submetida à análise do Congresso Nacional para votação e aprovação, caso seja levada adiante.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Anápolis Aparecida de Goiânia Brasil Corte de gastos Cultura Economia Educação Eleições Goiânia Goiás Lula Ministros Polícia Civil Política

Veja também

Lula sanciona lei que torna exame nacional obrigatório para exercício da medicina no Brasil

SAÚDE

Lula sanciona lei que torna exame nacional obrigatório para exercício da medicina no Brasil

Enamed será aplicado ao final do 2º, 4º e 6º anos da graduação; formandos que não atingirem p...
“Não tenho provas”: Flávio questiona eleições e admite disputar Presidência em 2030

eleições presidenciais

“Não tenho provas”: Flávio questiona eleições e admite disputar Presidência em 2030

Flávio questiona resultado das eleições, anuncia ação contra Lula e fala em disputar 2030
Saiba detalhes de como será a primeira viagem internacional de Lula após reeleição

COP31

Saiba detalhes de como será a primeira viagem internacional de Lula após reeleição

Da COP31 aos negócios na Ásia: o que Lula vai discutir em sua primeira viagem após reeleição
Delação premiada de investigado do caso Master é homologada por Fachin

Caso Master

Delação premiada de investigado do caso Master é homologada por Fachin

Ex-presidente da Reag Investimentos, João Carlos Mansur foi alvo de buscas e apreensões durante a ...
Entidades pedem adiamento da Reforma Tributária para 2028

POLÍTICA

Entidades pedem adiamento da Reforma Tributária para 2028

Em carta ao Congresso, Felipe Bayma e Isadora França Neves apontam riscos à segurança jurídica d...
Lula

Lula 4

Lula promete ajuste fiscal sem sacrificar os mais pobres: “eles não pagarão a conta”

Presidente afirma que governo entregará orçamento com superávit e critica expectativas do mercado...
PDT aprova entrada em federação e defende união com PSB

Federação

PDT aprova entrada em federação e defende união com PSB

Aliança com Solidariedade, Avante e PRD ainda depende de aval do Diretório Nacional; partido tamb�...
Celina cancela viagem aos EUA e convoca secretários para discutir prioridades do DF

POLÍTICA

Celina cancela viagem aos EUA e convoca secretários para discutir prioridades do DF

Reunião está marcada para segunda-feira (9), no Palácio do Buriti; saúde será um dos principais...