Competição esportiva anima escolas de Aparecida
INTER EMEIs reúne escolas de Aparecida em campeonato com atletismo, futsal e queimada
A realização do INTER EMEIs, o 1º Campeonato de Competições Esportivas, está agitando as escolas municipais de Aparecida de Goiânia, com atividades que acontecem até quinta-feira (7). Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental participam de jogos nas modalidades de atletismo, futsal e queimada. A competição movimenta as escolas de Educação Integral da cidade, promovendo um ambiente de aprendizado e integração entre estudantes e professores.
A cerimônia de abertura, que ocorreu na manhã de terça-feira (5) na Escola Municipal de Educação Integral (Emei) Monteiro Lobato, contou com a presença da secretária de Educação, Fernanda Laura. O evento foi marcado por um desfile das delegações, representando as escolas participantes, além de apresentações de dança e coreografias preparadas pelos alunos.
Leia mais: Aparecida investe 16 milhões em reforma de escolas e CMEIs da cidade
O INTER EMEIs é uma iniciativa dos professores de Educação Física das escolas, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME). O objetivo da competição é incentivar a troca de experiências e o intercâmbio entre os estudantes das diversas unidades educacionais, além de promover o desenvolvimento integral das crianças. “Os jogos foram pensados para o crescimento dos alunos, para que aprendam a competir de forma saudável, tanto individualmente quanto coletivamente, na escola e na vida”, afirmou Jeison Moraes, professor de Educação Física da Emei Jardim Ipê.
Alunas como Mariana Monteiro, 9 anos, e Mel Soares, 10 anos, estudantes do 4º ano da Emei Monteiro Lobato, destacaram a empolgação e a mudança no cotidiano escolar proporcionada pelo evento. “Estamos adorando participar. É a primeira vez que vemos tanta gente reunida na escola para um evento como esse”, comentaram.
As competições começaram na Emei Monteiro Lobato, e, na quarta-feira (6), se deslocaram para a Emei Retiro do Bosque, onde ocorreram os jogos de queimada. O campeonato se encerrará na quinta-feira, 7, na Emei Vinovita Guimarães. Segundo a secretária Fernanda Laura, o impacto dos jogos vai além do físico, também favorecendo o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes, fortalecendo seus laços afetivos e relações interpessoais.