Polícia Civil apreende meia tonelada de cocaína em ônibus da Prefeitura de Novo Planalto
O ônibus foi doado pela Receita Federal em 2022 e passou por inspeções, tanto pela Receita quanto pelo município
Na manhã de segunda-feira (4), a Polícia Civil de Goiás fez uma apreensão impressionante de aproximadamente 500 kg de pasta base de cocaína em um ônibus da Prefeitura de Novo Planalto, cidade localizada no norte de Goiás.
O veículo, adquirido pela prefeitura em 2022, fazia o transporte de estudantes da rede municipal e estava em uma oficina para reparos na cidade de Porangatu, quando o caso foi descoberto. Cinco pessoas foram presas, incluindo um brasileiro, dois venezuelanos, um boliviano e um peruano, todos suspeitos de envolvimento no tráfico de drogas.
A situação foi notada por um policial civil de folga, que estava na oficina e percebeu uma movimentação suspeita. Ao realizar a denúncia, uma equipe de policiais chegou ao local e encontrou quatro homens descarregando malas do ônibus para um carro.
Durante a abordagem, a polícia encontrou a droga escondida em diversos compartimentos do veículo, incluindo áreas ocultas no ônibus. Além da droga, também foram apreendidos uma van, com poltronas removidas, que aparentemente seria usada para o transporte da cocaína.
Segundo o delegado Luciano Santos, as investigações preliminares indicam que a droga seria levada para o estado de São Paulo, com suspeitas também de tráfico internacional, devido à presença de estrangeiros entre os suspeitos. A polícia segue investigando a participação de outros envolvidos, incluindo um advogado, que já foi identificado, e possíveis conexões com organizações criminosas maiores.
Leia mais: PRF apreende 1,5 tonelada de drogas em Abadia de Goiás
A administração municipal afirmou estar à disposição das autoridades para esclarecer os fatos e informou que realizará vistorias em outros veículos da frota para evitar novos episódios semelhantes.
“Há grande possibilidade de que a droga tenha sido colocada no veículo antes de ser doado, e que criminosos tenham monitorado o ônibus na tentativa de recuperá-la”, avaliou o delegado. A Polícia Civil afirmou que continuará as investigações, buscando identificar outros envolvidos na organização criminosa e expandir o alcance da operação.
A administração municipal de Novo Planalto afirmou estar à disposição das autoridades para esclarecer os fatos e informou que realizará vistorias em outros veículos da frota para evitar novos episódios semelhantes.
Íntegra da Nota da Prefeitura de Novo Planalto:
A Prefeitura de Novo Planalto vem a público se pronunciar sobre a apreensão de drogas ocorrida nesta manhã (04/11), que envolveu um ônibus pertencente ao Município. A Administração Municipal informa que o veículo foi doado ao Município de Novo Planalto pela Receita Federal do Brasil em 2022.
Antes da doação, o ônibus passou por inspeções da Receita e pelo Município durante as manutenções realizadas, sem que nenhum objeto ilícito tenha sido encontrado em sua posse. O Município de Novo Planalto está à disposição das autoridades policiais para esclarecer o caso e realizará inspeções em outros veículos da frota municipal, a fim de prevenir ocorrências semelhantes.
Jabuticaba
Absurdo
Susto
Embriagados
Perigo
Importunação sexual
Importunação Sexual
Assasinato