Polícia Militar resgata aves silvestres mantidas em cativeiro em Goiás
Polícia resgata aves silvestres em cativeiro e investiga suspeito em Goiás.
Na segunda-feira (4), a Polícia Militar de Goiás, por meio do Batalhão Ambiental, realizou uma operação que resultou no resgate de quatro aves silvestres mantidas em cativeiro no povoado de Verdelândia, em Santa Rita do Novo Destino, a cerca de 199 km de Goiânia.
No local, os policiais encontraram os pássaros aprisionados em gaiolas, indicando que estavam sendo capturados e mantidos em cativeiro. As aves foram imediatamente encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde passarão por um processo de reintegração ao seu habitat natural. A identidade do responsável pelo crime não foi divulgada, mas ele foi autuado conforme a Lei de Crimes Ambientais.
A ação aconteceu após compartilhamentos de informações do serviço de inteligência da PM, que levou os policiais até a residência onde as aves estavam sendo mantidas de forma ilegal.
De acordo com o artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, o suspeito foi enquadrado por “matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão”. A pena prevista para esse tipo de crime varia de detenção de seis meses a um ano, além de multa.
Leia mais: Batalhão Ambiental resgata mais de 80 aves silvestres em Goiás
No mês passado, em uma operação semelhante, o Batalhão Ambiental conseguiu resgatar mais de 80 aves que estavam sendo transportadas ilegalmente em caixas de papelão em Goiânia. Durante a abordagem a um veículo, a polícia encontrou diversas caixas contendo os animais, que também foram encaminhados para o Cetas.