PT anuncia apoio a Alcolumbre no Senado
A bancada petista conta com 9 dos 81 senadores
O Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou, nesta terça-feira (5), que apoiará Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) na eleição para a presidência do Senado Federal, marcada para fevereiro de 2025. A bancada petista, que representa o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conta com 9 dos 81 senadores.
Além do PT, Alcolumbre tem o apoio dos partidos PL, PP, PDT e PSB, além de seu próprio partido, o União Brasil. Juntos, esses partidos somam 44 senadores, o que garantiria a maioria necessária para uma vitória em primeiro turno, que exige ao menos 41 votos. Porém, o voto é secreto e individual, o que sempre traz certa imprevisibilidade.
Leia mais: Deputada Carol Dartora denuncia ataques racistas e ameaças de morte
O Republicanos, que também possui 4 senadores, indicou uma tendência de apoio ao senador Alcolumbre, mas ainda não formalizou sua posição. Esse apoio adicional pode consolidar ainda mais a vantagem de Alcolumbre na disputa.
O apoio do PT a Alcolumbre é significativo, já que envolve o partido do presidente Lula, que, apesar de afirmar publicamente que não interviria nas eleições do Senado e da Câmara, tem influenciado indiretamente as disputas, conforme se vê nas decisões e posicionamentos do partido em ambas as Casas.