O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Trajetória e ascensão

Quem é Kamala Harris, que pode se tornar a 1ª mulher presidente dos EUA

Conheça a trajetória de ascensão e superação da vice-presidente americana

Postado em 5 de novembro de 2024 por Davih Lacerda
Kamala
Foto: Divulgação

Candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris é uma figura de destaque na política americana. Nascida em Oakland, na Califórnia, em 1964, filha de pais imigrantes, uma mãe indiana e um pai jamaicana, Kamala foi criada principalmente pela mãe, uma ativista comprometida com os direitos civis.

A infância e adolescência da futura vice-presidente foram moldadas pela convivência com uma mulher que lutava pela justiça social, uma influência que teve grande impacto na formação de sua personalidade e de suas escolhas profissionais.

Leia também: Kamala Harris mobiliza eleitores e prepara jantar em família

Após completar o ensino médio no Canadá, ela retornou aos Estados Unidos para estudar Ciências Políticas e Economia, em Washington, DC. Já na década de 1980, Kamala decidiu seguir a carreira jurídica e se formou em Direito pela Universidade da Califórnia, em Hastings, em 1989.

Ela iniciou sua trajetória profissional como promotora pública, destacando-se no sistema judiciário californiano, até ser nomeada procuradora-geral da Califórnia em 2011, tornando-se a primeira mulher, negra e sul-asiática americana a ocupar o cargo.

A carreira de Kamala seguiu um caminho de ascensão política. Em 2015, decidiu se lançar na disputa pelo Senado, sendo eleita em 2016. Ela se tornou a segunda mulher negra a assumir uma cadeira no Senado dos Estados Unidos, um feito histórico que reforçou seu papel como pioneira no cenário político do país.

Leia também: Quais as principais diferenças entre a eleição no Brasil e Estados Unidos

No entanto, sua trajetória não parou por aí. Em 2019, Kamala Harris anunciou sua candidatura à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata. Na disputa interna, enfrentou Joe Biden, mas, em um movimento surpreendente, optou por apoiar o ex-vice-presidente, que posteriormente a convidou para ser sua vice na chapa para as eleições de 2020.

A aliança deu frutos: a dupla venceu as eleições, e Kamala Harris fez história ao se tornar a primeira mulher, primeira negra e primeira sul-asiática a ocupar o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos, assumindo a posição em janeiro de 2021. Agora, a candidata democrata busca ampliar esses status para o cargo de presidente.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também