quarta-feira, 14 de outubro de 2026
eleições americanas

Trump afirma que aceitará resultado “se for uma eleição justa”

O candidato votou na tarde desta terça-feira

Otavio Augustopor em
Trump afirma que aceitará resultado “se for uma eleição justa”
Candidato Donald Trump. Foto: Divulgação

O ex-presidente e candidato republicano Donald Trump afirma que aceitará resultado. O candidato votou na tarde desta terça-feira (5) no centro recreativo de Palm Beach, na Flórida, acompanhado de sua esposa, Melania Trump. Em rápida declaração à imprensa, Trump expressou confiança no resultado da disputa presidencial contra a candidata democrata Kamala Harris. Ele garantiu que aceitará o resultado da eleição, “se for uma eleição justa”. Trump, no entanto, não detalhou o que considera ser uma eleição “justa”.

No local de votação, próximo à mansão de Trump em Mar-a-Lago, agentes do Serviço Secreto e patrulhas de helicóptero reforçaram a segurança. A comitiva de Trump chegou ao centro recreativo por volta das 13h30, e o local foi fechado para garantir a proteção do candidato.

Trump disse que não tem arrependimentos em relação à sua campanha atual. “Talvez esta tenha sido uma das melhores entre as minhas três campanhas”, afirmou. Sobre o desfecho das eleições, ele mencionou que pretende “respeitar o resultado”, mas comentou não saber o que poderá ocorrer caso não seja o vencedor.

Trump afirma que aceitará resultado

Questionado sobre possíveis reações de seus apoiadores, caso perca a eleição, Trump declarou não ver necessidade de orientá-los a evitar manifestações violentas. “Não preciso dizer isso a eles, porque não são pessoas violentas”, afirmou. Além disso, abordou temas centrais para os eleitores norte-americanos, como imigração e inflação. Segundo Trump, ele defende um país inclusivo, mas com “fronteiras fortes” e que respeite o processo legal de imigração. No fim de seu discurso, reafirmou o slogan “Make America Great Again”.

Kamala Harris incentiva eleitores a comparecerem às urnas

A candidata democrata, Kamala Harris, que optou pelo voto por correio, incentivou os eleitores a comparecerem às urnas por meio da rede social X. “Hoje, votamos por um futuro mais brilhante. Os locais de votação em todo o país estão abertos”, escreveu. Em outra mensagem, Harris declarou: “O dia da eleição chegou. Hoje, votamos porque amamos nosso país e acreditamos na promessa da América. Faça sua voz ser ouvida”.

Riscos de segurança aumentam com eleições nos EUA

A eleição atual é marcada por uma tensão crescente, especialmente em função dos eventos de 6 de janeiro de 2021. Naquele dia, apoiadores de Trump invadiram o Capitólio, em Washington, após o então presidente perder a disputa para Joe Biden. A invasão resultou na morte de dois manifestantes e três policiais, além de ferir outras 140 pessoas. O prejuízo causado à infraestrutura do Capitólio e aos arredores foi estimado em mais de R$ 15,2 milhões.

Trump afirma que aceitará resultado
Trump nas eleições. Foto: Divulgação

Neste ano, visando evitar novos conflitos, o Departamento de Segurança Interna dos EUA anunciou que o Serviço Secreto intensificará a proteção ao Capitólio em 6 de janeiro de 2025. Essa data marca o processo de contagem e certificação dos votos eleitorais em Washington. A decisão faz parte de uma série de medidas preventivas para garantir a segurança em um momento delicado da política norte-americana.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Anápolis Aparecida de Goiânia Brasil Eleições Estados Unidos Goiânia Goiás kamala Trump Trump disse que não tem arrependimentos em relação à sua campanha atual

Veja também

MDB oficializa apoio a Flávio, mas diretórios do Norte e Nordeste seguem com Lula

Eleições 2026

MDB oficializa apoio a Flávio, mas diretórios do Norte e Nordeste seguem com Lula

Apoio de 17 diretórios estaduais foi oficializado em ato com Daniel Vilela, Tarcísio de Freitas e ...
Lula confirma presença em debate da Band neste domingo (18)

ELEIÇÕES 2026

Lula confirma presença em debate da Band neste domingo (18)

Flávio Bolsonaro afirmou que não deve participar do confronto, mas disse que a decisão final ser�...
Flávio Bolsonaro não participará de debate presidencial neste domingo (17/10)

debate na band

Flávio Bolsonaro não participará de debate presidencial neste domingo (17/10)

Candidato do PL diz que ainda avalia presença em debate da Globo
Celina Leão promete não aumentar impostos e renegociar dívidas de feirantes no DF

ELEIÇÕES 2026

Celina Leão promete não aumentar impostos e renegociar dívidas de feirantes no DF

Em reuniões com empresários, representantes do varejo, do setor de combustíveis e de feiras, cand...
“Exército do Lula” de Janones é registrado no TSE e volta a funcionar

Grupo de Whatsapp

“Exército do Lula” de Janones é registrado no TSE e volta a funcionar

Canal de mensagens do deputado federal foi vinculado à campanha do presidente Lula (PT), após dete...
Celina Leão promete “maior Refis para os feirantes da história do DF”

POLÍTICA

Celina Leão promete “maior Refis para os feirantes da história do DF”

Candidata à reeleição afirma que pretende garantir permanência de feirantes nos boxes e estudar ...
Luis Cesar Bueno

Eleições 2026

Luis Cesar Bueno assume campanha de Lula em Goiás após avanço do PT nas urnas

Petista aposta em mobilizações pelo Estado e vê crescimento do apoio ao presidente após resultad...
Vorcaro

INVESTIGAÇÃO

Mensagens citam “ministro com 5 meninas” em festa de Vorcaro

Conversas apreendidas pela PF mencionam um ministro em festa realizada em São Paulo e uma mulher qu...