Valdecy Urquiza é o primeiro brasileiro a comandar a Interpol
Valdecy Urquiza é o novo secretário-geral da Interpol

Valdecy Urquiza, delegado da Polícia Federal (PF), foi confirmado como o novo secretário-geral da Interpol, cargo de destaque que até agora nunca havia sido ocupado por um brasileiro. A eleição ocorreu durante a 92ª Assembleia Geral da Interpol, em Glasgow, no Reino Unido, e Urquiza obteve 145 votos a favor de 153 possíveis, com seis países contrários e dois se abstendo.
Indicado pelo comitê executivo da organização em junho deste ano, a eleição de Valdecy marca um marco histórico para a Interpol. Com a aprovação, ele se torna o primeiro cidadão de um país emergente a chefiar a Interpol, cargo que, ao longo dos anos, foi ocupado por representantes de países como Áustria, França, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos.
O delegado brasileiro começará a exercer suas funções já neste fim de semana, ao término da Assembleia Geral. Seu mandato terá duração de cinco anos, com possibilidade de renovação por mais um quinquênio.
Leia mais: Polícia Federal desmantela esquema de tráfico internacional de drogas em Goiânia
A sede da Interpol, localizada em Lyon, na França, será o centro de sua atuação. Em seu pronunciamento após a confirmação, Valdecy ressaltou que sua gestão será pautada em três pilares: tecnologia, inclusão e integridade, áreas fundamentais para fortalecer a colaboração entre as forças policiais globais.