O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 24 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Suplemento

Whey de maconha: produto curioso aparece como alternativa de proteína vegetal

Além da versão convencional do whey, outras opções foram desenvolvidas, como a proteína de arroz, de ervilha e, agora, surpreendentemente, até à base de cânhamo

Postado em 5 de novembro de 2024 por Letícia Leite
O novo suplemento oferece um perfil nutricional comparável ao da soja, sendo uma alternativa viável para vegetarianos e veganos. Foto: Unsplash/alexsaks

O whey protein é um suplemento que transformou a indústria de alimentos. Não é à toa que se encontram bebidas prontas, pães, biscoitos e até bolos enriquecidos com essa proteína do soro do leite. Além da versão convencional, outras opções foram desenvolvidas, como a proteína de arroz, de ervilha, de feijão e, agora, surpreendentemente, até à base de cânhamo.

Antes de tudo, é importante ressaltar: a formulação utiliza como ingrediente principal o pó do cânhamo. Esse componente, por sua vez, é um subproduto da Cannabis sativa, que se destaca no universo da nutrição por oferecer uma variedade de nutrientes. Os efeitos psicoativos não são provocados por essa semente, pois ela não contém o tetrahidrocanabinol, conhecido como THC, que é o responsável por tais efeitos.

O componente possui proteínas de excelente qualidade, figurando entre as principais fontes de proteína de origem vegetal, além de ácidos graxos ômega 3 e 6, fibras, vitaminas e minerais. O novo suplemento oferece um perfil nutricional comparável ao da soja, sendo uma alternativa viável para vegetarianos e veganos.

Conforme o método de processamento, ele pode ter um teor proteico muito próximo ao do whey tradicional. Entretanto, no momento, a venda do produto não é aprovada pela Anvisa. Além disso, não há evidências científicas que comprovem os benefícios do cânhamo em relação ao whey convencional — ou seja, são necessários mais estudos para validar se o produto realmente entrega o que promete.

Por fim, é importante destacar que o cânhamo contém fatores anti-nutricionais, que são substâncias presentes em alimentos de origem vegetal que podem diminuir o valor nutricional, afetando sua absorção, como o ácido fítico. O whey “tradicional” ainda poderia ser considerado superior devido ao maior valor de aminoácidos essenciais, principalmente a leucina.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também